conteúdo

Requisitos e Prazos

publicado 03/03/2021 11h26, última modificação 26/07/2023 15h50
Requisitos aos mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade - de acordo com o Regimento Interno e Instruções Normativas do PPGIES

REQUISITOS E PRAZOS PARA OBTENÇÃO DE TÍTULO DE MESTRE - Para turmas a partir de 2022

- Prazo máximo de conclusão de 24 meses.

- Cumprir no mínimo 16 créditos em disciplinas, sendo 3 disciplinas eletivas e 1 disciplina obrigatória.

- Realização e aprovação em pelo menos um Estágio de Docência, que deve ser realizado entre o 2º e 3º semestre, com duração mínima de 1 semestre e carga semanal máxima de 04 horas. (Obrigatório para bolsistas)

- Ter sido aprovado em Exame de Qualificação, deverá ser realizado, pelo menos, dois meses antes da defesa de dissertação.

- Realizar no mínimo 60 horas em atividades complementares até o 18º mês de curso.

- Aprovação em prova de proficiência em leitura de língua inglesa antes da data da defesa.

- Apresentar até a data da entrega da dissertação para defesa:

I -1 (um) aceite final ou certificado de apresentação ou comprovante de envio de um trabalho, relacionado ao seu tema de mestrado em anais de evento científico, sendo que eventos de Iniciação Científica não serão aceitos. Podem ser solicitadas equivalência: um capítulo de livro. 

II - O aceite ou comprovante de submissão de pelo menos 1 (um) artigo alusivo à dissertação de mestrado. 

§1º- Os artigos deverão ter sido publicados ou submetidos em revista técnico-científica classificada nos extrato vigente do QUALIS/CAPES como, no mínimo, A4 na área interdisciplinar ou com fator de impacto maior que 0,5 no JCR, Podem ser solicitadas equivalências: um depósito de patente ou um registro de software equivalem a um artigo de periódico aceito.

§2º- Todos os trabalhos citados anteriormente devem ser em coautoria com seus(uas) orientadores(as) e versando sobre assunto da dissertação de mestrado. 

- Apresentação, defesa e aprovação de Dissertação.

  • Para as turmas de 2019, 2020 e 2021 permanecem os requisitos anteriores, veja aqui.

 

REQUISITOS E PRAZOS PARA OBTENÇÃO DE TÍTULO DE DOUTOR - Para turmas a partir de 2022

- Prazo máximo de conclusão de 48 meses.

- Cumprir 12 créditos em disciplinas eletivas, sendo ao menos 1(uma) cursada no PPGIES - O diploma de mestrado possibilitará o aproveitamento no curso de doutorado de 16 (dezesseis) créditos  obtidos no mestrado automaticamente.

- Realização e aprovação em pelo menos um Estágio de Docência, que deve ser realizado entre o 2º e 4º semestre, com duração mínima de 2 semestres e carga semanal máxima de 04 horas. (Obrigatório para bolsistas)

- Ter sido aprovado em Exame de Qualificação, deverá ser realizado, pelo menos, três meses antes da defesa de tese.

- Aprovação em prova de proficiência em leitura de língua inglesa e em uma segunda língua estrangeira antes da data da apresentação da tese.

- Apresentar até a data da entrega da tese para defesa:

I -1 (um) aceite final ou certificado de apresentação ou comprovante de envio de um trabalho relacionado ao seu tema de doutorado em evento científico, sendo que eventos de Iniciação Científica não serão aceitos. Pode ser solicitada como equivalência um capítulo de livro. 

II - aceite ou publicação de pelo menos 2 (dois) artigos alusivos à tese de doutorado. Para um dos artigos poderá ser considerado o comprovante de submissão.

§1º- Os artigos deverão ter sido publicados ou submetidos em revista técnico-científica classificada no estrato vigente do QUALIS/CAPES como, no mínimo, A4 na área interdisciplinar ou com fator de impacto maior ou igual a 1,0 no JCR. Podem ser solicitadas equivalências: um depósito de patente ou um registro de software equivalem a um artigo de periódico aceito.

§2º-Todos os trabalhos citados anteriormente devem ser em coautoria com seus(uas) orientadores(as) e versando sobre o assunto da tese de doutorado. 

- Apresentação, defesa e aprovação de Tese.

  • Para turmas de 2019, 2020 e 2021 permanecem os requisitos anteriores, veja aqui

 

PRAZOS