Você está aqui: Página Inicial > Secretaria de Comunicação Social - SECOM > Serviços da SECOM > Produção Audiovisual
conteúdo

Produção Audiovisual

publicado 11/05/2020 13h19, última modificação 05/05/2021 14h49

Com o crescimento da importância da internet como principal canal de comunicação, a produção audiovisual da SECOM assumiu o desafio de criar programas com formatos que sejam atrativos aos mais variados públicos. 

Você pode ajudar sugerindo temas para os programas ou ideias de novos formatos, basta cadastrar lá no Comunica

Canal UNILA no Youtube
A SECOM mantém o Canal da UNILA no Youtube. Por lá, você encontrará os vídeos produzidos pela Secretaria ao longo dos anos, principalmente as webséries, o Fator Ciência e as Charlas. Curta, compartilhe e clique no “sininho” para acompanhar sempre as novas produções. 

 

Transmissão de eventos online

Com o objetivo de ampliar o alcance dos eventos acadêmicos realizados pela universidade, possibilitado pelo acesso ao canal da UNILA, durante o período de realização de trabalho remoto e/ou até a normalização das atividades acadêmicas e administrativas, a equipe de audiovisual está atendendo as demandas de serviços de transmissão online de eventos de natureza técnico-científicos, com vínculo expresso com ações de ensino, pesquisa ou extensão vigentes na universidade.

 

Como solicitar?

Para transmissão ao vivo no canal oficial da UNILA, a solicitação deve ser feita pelo sistema Comunica, através do tópico “Audiovisual”.

O agendamento do serviço precisa ocorrer com 15 dias úteis de antecedência da data do evento.

 

Pré-requisitos para solicitação do serviço:

- Eventos de natureza técnico-científicos com vínculo expresso com ações de ensino, pesquisa ou extensão vigentes na universidade.

- Eventos realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

- Por questões de segurança serão assistidos eventos realizados na plataforma RNP, para transmissão ao vivo no canal oficial no Youtube.

 

É de responsabilidade da equipe organizadora do evento:

- Gerenciar a sala na RNP por meio de um servidor da UNILA.

- Organização e execução da programação do evento, cabendo à Secom apenas assegurar a transmissão online no Youtube da UNILA.

- Indicar um mediador para os comentários no canal do Youtube.

- Os eventos devem obedecer às legislações vigentes, em especial as restrições da lei eleitoral no que diz respeito à participação de candidatos em apresentações oficiais.

 

Orientações sobre a produção de conteúdo audiovisual e uso do RNP:
Recomendações para um melhor desempenho e qualidade técnica do evento
Para melhorar a dinâmica da sala de apresentação na RNP 

 

 

Fator Ciência 

O Fator Ciência é um programa de entrevistas que ressalta como a ciência ajuda a responder questões do dia-a-dia. Seu formato é de uma entrevista aprofundada e conta com a participação de um pesquisador da UNILA e, preferencialmente, um membro de instituições da comunidade de Foz e região. [Clique na imagem para abrir a playlist]

 

Temas do cotidiano
O objetivo é sempre pautar temas que estejam em evidência nas discussões públicas e vinculá-los às pesquisas produzidas na UNILA e em outras instituições da cidade e região. Se tiver sugestões de temas e pesquisadores, não se esqueça de cadastrá-las no Comunica.

 


Charla

As Charlas são programas semanais voltados para a divulgação dos temas e discussões realizadas nos eventos acadêmicos da UNILA. É uma forma de divulgar os conhecimentos compartilhados nestas atividades de uma maneira mais adequada à rápida linguagem na web. [Clique na imagem para abrir a playlist]

 

 

Diversidade em temas e participação de cursos! 
Ao longo do tempo, o programa vem destacando a riqueza dos assuntos abordados nos eventos da UNILA, passando pela diversidade cultural, música, engenharia, meio ambiente, literatura, política, matemática, astronomia entre tantos outros.
Esta estratégia já vem mostrando seus resultados, conquistando recentemente a marca de 1.000 visualizações em um dos episódios e uma média de 200 visualizações por episódio.

 

Como indicar meu evento?
Monitoramos quinzenalmente os eventos cadastrados na agenda de eventos do site da UNILA para montar a programação das Charlas. Mas você também pode encaminhar sua sugestão diretamente pelo Comunica.

 

¿Qué Pasa?

Quepasa

Em razão das limitações impostas pela pandemia na continuidade dos programas audiovisuais com foco na divulgação científica, a Secretaria criou uma alternativa, com um formato adequado ao trabalho a distância. O programa “¿Qué Pasa?” busca abordar semanalmente temas que estejam com grande visibilidade nas discussões públicas, mas sempre relacionando com pesquisadores e seus trabalhos na instituição. [Clique na imagem para abrir a playlist] 

 

 

Outras web-séries

Nos últimos meses, foram produzidas algumas web-séries pensadas para o dia a dia da UNILA: Desafio 60 segundos (focada em divulgar ações de extensão e pesquisa), Esporte Integração (mostrou diversas atividades esportivas que reúnem estudantes no esporte, lazer e integração) , UNILA 10 anos (série de vídeos em comemoração ao aniversário da instituição). Cada websérie soma com a necessidade de divulgar as atividades da universidade. 

   

Podcast

O material entregue na forma de áudio vem caindo no gosto dos brasileiros. Muito semelhante a um rádio, o podcast fica disponível para que as pessoas escutem quando quiserem. 

Ciente desta nova possibilidade, a SECOM começou a disponibilizar os conteúdos do Fator Ciência e das Charlas em podcast. A comunidade pode ouvir conforme disponibilidade. Os episódios estão disponíveis também no Spotify. [Clique na imagem para abrir]

 

Onde posso encontrar os podcasts da UNILA?
Os arquivos de todos os programas, ficam disponíveis no Canal da UNILA.

 

Boas práticas

 

Mas a área de audiovisual é focada apenas nas produções da SECOM?

A área tem um planejamento de produções audiovisuais próprias. Nos últimos meses, a produção de conteúdos deu outra cara ao canal da Universidade no Youtube. 

 

A Universidade tem diversas atividades acontecendo a cada momento em todos os seus espaços. Mas, não temos cobertura destas ações. Por quê?

A equipe não tem estrutura para cobrir as diversas atividades da universidade. E também se faz necessário levantar a questão do uso destes registros. São registros para arquivo, para divulgação, para questões de comprovação legais? Sem contar que todo registro precisa de espaço para armazenamento. Por isso, a SECOM privilegia a produção de conteúdos próprios, com um formato e linguagem adequados para comunicação digital.

 

A SECOM aceita material colaborativo ?

Nos cadastros de solicitação de serviço, via Comunica, você pode enviar fotos e vídeos, junto ao conteúdo. Se necessitar, podemos dar os créditos. No La Semana Unilera, por exemplo, existe uma editoria chamada “UNILA em imagens”. As produções acadêmicas em audiovisual são publicadas no Uplay, gerenciado pelos estudantes do curso de Cinema.

 

Quais serviços posso solicitar em Audiovisual?

Para o serviço de “Audiovisual” é possível cadastrar sugestões de temáticas para programas da SECOM (Charla, Fator Ciência e outras web-séries). Os serviços disponíveis para solicitação são gravações dos programas da SECOM, registro fotográfico e transmissão online (para atender as demandas durante o trabalho remoto).

 

Acesse a normativa da SECOM para mais orientações
Instrução Normativa SECOM nº 01/2021
 - Estabelece os procedimentos e critérios para solicitação dos serviços de comunicação no âmbito da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).