Você está aqui: Página Inicial > Secretaria de Comunicação Social - SECOM > Serviços da SECOM > Produção Audiovisual
conteúdo

Produção Audiovisual

publicado 11/05/2020 13h19, última modificação 12/09/2023 09h49

Com o crescimento da importância da internet como principal canal de comunicação, a produção audiovisual da SECOM assumiu o desafio de criar programas com formatos que sejam atrativos aos mais variados públicos. 

Você pode ajudar sugerindo temas para os programas ou ideias de novos formatos, basta cadastrar lá na Central de Serviços

Canal UNILA no Youtube
A SECOM mantém o Canal da UNILA no Youtube. Por lá, você encontrará os vídeos produzidos pela Secretaria ao longo dos anos, principalmente as we-bséries, o Fator Ciência e as Charlas. Curta, compartilhe e clique no “sininho” para acompanhar sempre as novas produções.
Para mais informações, acesse a página com as web-séries produzidas pela SECOM.

 

Transmissão de eventos online

Com o objetivo de ampliar o alcance dos eventos acadêmicos realizados pela universidade, possibilitado pelo acesso ao canal da UNILA, a equipe de audiovisual está atendendo as demandas de serviços de transmissão online de eventos de natureza técnico-científicos, com vínculo expresso com ações de ensino, pesquisa ou extensão vigentes na universidade.

 

Como solicitar?

Para transmissão ao vivo no canal oficial da UNILA, a solicitação deve ser feita pela Central de Serviços, através do tópico “Audiovisual”.

O agendamento do serviço precisa ocorrer com 15 dias úteis de antecedência da data do evento.

 

Pré-requisitos para solicitação do serviço:

- Eventos de natureza técnico-científicos com vínculo expresso com ações de ensino, pesquisa ou extensão vigentes na universidade.

- Eventos realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

- Por questões de segurança serão assistidos eventos realizados na plataforma RNP, para transmissão ao vivo no canal oficial no Youtube.

 

É de responsabilidade da equipe organizadora do evento:

- Gerenciar a sala na RNP por meio de um servidor da UNILA.

- Organização e execução da programação do evento, cabendo à Secom apenas assegurar a transmissão online no Youtube da UNILA.

- Indicar um mediador para os comentários no canal do Youtube.

- Os eventos devem obedecer às legislações vigentes, em especial as restrições da lei eleitoral no que diz respeito à participação de candidatos em apresentações oficiais.

 

Orientações sobre a produção de conteúdo audiovisual e uso do RNP:
Recomendações para um melhor desempenho e qualidade técnica do evento
Para melhorar a dinâmica da sala de apresentação na RNP 

     

Boas práticas

 

Mas a área de audiovisual é focada apenas nas produções da SECOM?

A área tem foco em amplificar a divulgação científica da universidade, por isso segue um planejamento de produções audiovisuais próprias, que são seus principais serviços. Estas produções deram outra cara ao canal da Universidade no Youtube, ampliando a audiência e divulgando a universidade.

Além destas produções, a área de audiovisual atende solicitações de serviços, em especial as transmissões de eventos acadêmicos online, pelo canal da universidade. Projetos de maior complexidade como filmes, documentários ou outros formatos não são atendidos em razão das limitações de equipe e estrutura.

 

A Universidade tem diversas atividades acontecendo a cada momento em todos os seus espaços. Mas, não temos cobertura destas ações. Por quê?

A equipe não tem estrutura para cobrir as diversas atividades da universidade. E também se faz necessário levantar a questão do uso destes registros. São registros para arquivo, para divulgação, para questões de comprovação legais? Sem contar que todo registro precisa de espaço para armazenamento. Por isso, a SECOM privilegia a produção de conteúdos próprios, com um formato e linguagem adequados para comunicação digital.

 

A SECOM aceita material colaborativo ?

Nos cadastros de solicitação de serviço, via Comunica, você pode enviar fotos e vídeos, junto ao conteúdo. Se necessitar, podemos dar os créditos. No La Semana Unilera, por exemplo, existe uma editoria chamada “UNILA em imagens”. As produções acadêmicas em audiovisual são publicadas no Uplay, gerenciado pelos estudantes do curso de Cinema.

 

Quais serviços posso solicitar em Audiovisual?

Para o serviço de “Audiovisual” é possível cadastrar sugestões de temáticas para programas da SECOM (Charla, Fator Ciência e outras web-séries). Os serviços disponíveis para solicitação são gravações dos programas da SECOM, registro fotográfico e transmissão online (para atender as demandas durante o trabalho remoto).

 

Acesse a normativa da SECOM para mais orientações
Instrução Normativa SECOM nº 01/2022
 - Estabelece os procedimentos e critérios para solicitação dos serviços de comunicação no âmbito da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).