Você está aqui: Página Inicial > Secretaria de Comunicação Social - SECOM > Serviços da SECOM > Assessoria de Imprensa
conteúdo

Assessoria de Imprensa

publicado 11/05/2020 13h19, última modificação 11/05/2020 13h19

A atividade de assessoria facilita a interação com a sociedade através dos meios de comunicação. Ela contribui para construir e manter a imagem da instituição.

Um trabalho estruturado de assessoria permite a construção de uma relação com a mídia local e regional. Assim, a atividade fornece informações de interesse público e de interesse da UNILA, garantindo, também, transparência. 

 

A Assessoria na Unila atua em três frentes, prioritariamente:

1. Atendimento à imprensa: é um serviço estratégico para a UNILA. Ele garante o atendimento especializado sob demanda dos veículos de comunicação. Com isso, temos a  presença da universidade na mídia.

O profissional de comunicação media o contato entre a imprensa e a comunidade acadêmica, gerenciando o fluxo de informações entre fontes (professores, pesquisadores, mestrandos, doutorandos e funcionários da administração superior) e veículos de comunicação.

2. Releases e sugestões de pautas: é a forma da universidade atuar sugerindo notícias para serem divulgadas em meios de comunicação locais e regionais. 

O trabalho com releases e sugestões de pauta envolve preparação do conteúdo, envio à imprensa, atendimento de possíveis demandas para mais informações ou entrevistas e o fechamento acontece com o clipping (monitoramento, análise e arquivamento de menções feitas na mídia sobre a universidade). 

3. Acompanhamento de entrevistas: os jornalistas acompanham os entrevistados (também denominados de fontes), agendando e acompanhando entrevistas, disponibilizando dados solicitados e contribuindo para o bom desempenho do entrevistado divulgação da universidade.

 

Conheço profissionais da imprensa, posso contatá-los diretamente?
É importante compartilhar a pauta com a equipe de da SECOM. Inclusive, o atendimento pode ser feito com a consultoria da SECOM. A equipe pode apoiar a demanda, considerando as especificidades da mídia impressa, televisiva ou digital.

 

Se algum veículo de comunicação me procurar diretamente para falar da UNILA, o que eu faço? 

Preferencialmente, procure sempre a SECOM primeiro, para avaliação, pois é a área responsável por zelar pela imagem da instituição. No caso da Assessoria, a equipe da SECOM, pode auxiliar no levantamento de informações institucionais, acompanhar nas entrevistas e fazer a mediação com o veículo.

Além disso, caso não seja possível ou necessário que o trabalho seja feito pela Secretaria, você será orientado(a) sobre como proceder.

 

Se algum veículo de comunicação me procurar para falar de um tema que não domino, o que eu faço?

Você pode direcionar o atendimento para a SECOM. A assessoria tem o Guia de Fontes, onde são armazenados dados sobre professores, pesquisadores e membros da administração da Universidade. Assim, a unidade mantém um rico banco de dados com os contatos, especificações sobre o tipo de trabalho que realiza na universidade, a área de especialização, os projetos de que o professor participa e quais são os assuntos que domina.

 

Tenho receio em falar com a imprensa. Como a SECOM pode me ajudar?

A Secretaria de Comunicação preza por dar o apoio necessário no atendimento da demanda da imprensa e também os entrevistados. Antes da entrevista ocorrer o entrevistado será orientado pela equipe de comunicação sobre as melhores práticas na relação com a imprensa.