conteúdo

Solicitação de Certificado Digital - A3

publicado 08/07/2021 13h54, última modificação 12/07/2021 10h00
Informações sobre solicitação de certificado digital A3

O Certificado Digital é a identidade de pessoas e empresas no meio eletrônico. Ele atribui validade jurídica ao que é realizado por meio dele, além de garantir a autenticidade e integridade.

A cada uso do certificado é gerada uma assinatura digital que tem o mesmo valor jurídico da manuscrita. Na UNILA ele é utilizado para acesso a sistemas específicos do governo, autenticação e identificação.

 

PROCEDIMENTOS

PASSO 1 - Solicitação do Certificado digital

Inicialmente o servidor deve preencher o documento no SIPAC para requerer a emissão do certificado e encaminhar à Seção de Protocolo e Arquivo - SEPRO.

SIPAC > Portal Administrativo > Protocolo > Documentos > Cadastrar Documento

Tipo de Documento:

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADO DIGITAL - A3

Natureza do Documento: 

OSTENSIVO

Assunto detalhado:

<descrever o assunto>

Forma do documento:

Escrever Documento

CARREGAR MODELO

Preencher o documento, incluir a assinatura de todos os citados no documento e encaminhar para a Seção de Protocolo e Arquivo - SEPRO.

Após isso, a SEPRO irá avaliar a requisição. Aguarde a resposta da SEPRO (até 2 dias úteis) que será enviada por e-mail, para autorizar o requisitante a continuar o PASSO 2.


PASSO 2 - Procedimentos para emissão do certificado

Após a autorização da SEPRO por e-mail, os servidor deverá seguir os seguintes passos para emitir seu certificado:

Inicialmente o servidor deve acessar o site dos correios: https://certificados.serpro.gov.br/arcorreiosrfb/.

  • Escolher o tipo de certificado desejado (e-CPF A3) através do menu "Meu Certificado → Solicitar", em seguida deverão preencher os campos da solicitação. Após finalizada a solicitação o sistema exibirá informações detalhadas dos procedimentos adicionais que deverão ser realizados para a emissão do Certificado Digital.

 

Observações:

1. Recomenda-se que sejam preenchidos apenas os campos “CPF”, “Endereço”, “RG”, “Data de Nascimento” e “Endereço eletrônico”. Os demais campos poderão ser deixados em branco.

  • Imprimir duas vias do Termo de Titularidade gerado nos primeiros passos.

 

2. As vias devem ser levadas aos correios sem assinatura, onde deverão ser assinadas na presença do funcionário que auxiliará na certificação.

3. Segue link com ajuda interativa para a realização dos procedimentos:

http://repositorio.serpro.gov.br/ajuda/usuarios/html/demo_1.html

 (nesse procedimento não é necessário gerar a GRU apresentada no tutorial)


PASSO 3 - Agendamento

Após a realização dos procedimentos acima, o servidor deverá:

  • Entrar em contato com os correios, para agendar o horário de realização da certificação digital. Para agendar, basta enviar e-mail para <a36304093@correios.com.br>; Ou entrar em contato pelo telefone (45) 3574-6825.

 

PASSO 4 - Emissão da certificação no Correio:

  • Levar as duas vias do Termo de Titularidade gerado nos primeiros passos. As vias devem ser levadas aos correios sem assinatura, onde deverão ser assinadas na presença do funcionário que auxiliará na certificação;
  • Levar RG e CPF, ou a CNH para digitalização durante o atendimento;
  • Levar cópia do cartão do contrato da Unila com os correios. Também será admitido apresentar a cópia digital do cartão. O cartão será enviado pela SEPRO por e-mail.

 

Observações:

1. O servidor não deve realizar nenhum pagamento em dinheiro, todos os valores serão cobrados a partir da apresentação do cartão.

2. Salientamos que o cartão enviado pelo email é de uso exclusivo para o servidor que solicitou o serviço, sendo vedada a sua disponibilização a terceiros.

3. Exigir o “Comprovante do Cliente” (recibo) no ato da emissão do certificado.


PASSO 5 – Entrega do comprovante, para pagamento e fiscalização do contrato:

  • Entregar à SEPRO a via original do recibo “Comprovante do Cliente”, gerado pelos correios, para controle interno (pagamento e fiscalização do contrato).


Observação:

1. Em caso de suspensão das atividades administrativas, será permitido o envio provisório da via digitalizada à SEPRO, até a entrega da via original.

2. A entrega da via original pode ser feita por meio de envelope, na portaria do Ed. Lorivo, com destinatário: Seção de Protocolo e Arquivo – Sala 304, ou presencialmente na sala 304, após o retorno das atividades presenciais.


PASSO 6 – Preparação da mídia para utilização do certificado:

Posteriormente à realização dos procedimentos nos correios, é necessário inserir o certificado digital na mídia token. Esta mídia pode ser solicitada à Seção de Almoxarifado (almoxarifado@unila.edu.br) ou então pode ser realizada a formatação do token utilizado pelo servidor que ocupava o cargo anterior. Para a formatação, segue apostila de auxílio (página 7 e seguintes): Apostila Safenet.

De posse do Token, deve ser baixado o certificado digital para a mídia. Segue tutorial da SERPRO para o procedimento: Baixar certificado

 

Observação:

1. Caso necessário, o usuário pode abrir chamado para a TI pelo sistema GLPI para finalizar a inclusão do certificado digital para a mídia token, bem como formatação da mídia.

2. Em caso de dúvidas, basta contatar a SEPRO pelo e-mail: protocoloearquivo@unila.edu.br.

 

UNIDADE RESPONSÁVEL

Seção de Protocolo e Arquivo – SEPRO

E-mail: protocoloearquivo@unila.edu.br

 

REGULAMENTAÇÃO