Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNOPS realiza audiência pública de apresentação de edital de licitação de obra da UNILA

Evento será no dia 16 de outubro, com apresentação do projeto e visita guiada à estrutura do Campus Arandu
publicado: 01/10/2024 10h01, última modificação: 01/10/2024 19h01

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), organismo da ONU especializado em infraestrutura,convida empresas, consórcios e demais interessados, a participar da audiência pública de apresentação do edital de licitação da retomada das obras do novo campus da UNILA.

Obras do campus AranduA audiência será presencial no dia 16 de outubro, às 14h, na Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu (PR), e os interessados deverão fazer sua inscrição através do formulário. As vagas para participação serão limitadas à capacidade do local.

Os técnicos do UNOPS farão uma apresentação do projeto e dos principais requisitos e critérios do edital, que será lançado no final do mês de novembro. Ao final da apresentação técnica acontecerá uma sessão de esclarecimentos e as empresas presentes poderão fazer uma visita guiada à obra.

O edital de licitação, que tem valor estimado em R$600 milhões, abrange a finalização da primeira fase do projeto elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e contempla os edifícios do restaurante universitário e biblioteca, o prédio administrativo, o edifício de salas de aula, as vias de acesso e conexão com a via pública, e uma central de utilidades.

Fotos da estrutura atual estão disponíveis no Flickr do Campus Arandu.

O projeto

O UNOPS tem um acordo de cooperação técnica com a Itaipu Binacional para a execução do projeto de retomada das obras do novo campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Um dos últimos projetos elaborados por Oscar Niemeyer, a obra da UNILA possui grande valor simbólico para a cidade e região.

O projeto original do novo campus da UNILA é composto por uma estrutura de seis prédios no total. No entanto, nesta fase do edital de licitação serão contempladas apenas as etapas de finalização da construção das três edificações que já haviam sido iniciados em 2010 e que tiveram suas obras interrompidas em 2014.

Ao longo de 2024, o UNOPS vem realizando a revisão e atualização dos projetos de arquitetura e engenharia conforme as normativas técnicas vigentes. Também foi realizado o diagnóstico construtivo das edificações, que atestou as condições de conservação da estrutura atual.

O UNOPS

O UNOPS é o organismo das Nações Unidas especializado em infraestrutura, gestão de projetos e compras sustentáveis. No Brasil, o UNOPS existe há 10 anos com forte atuação em projetos de infraestrutura de saúde.