Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA reajusta valor das bolsas dos programas de ensino, pesquisa e extensão

UNILA reajusta valor das bolsas dos programas de ensino, pesquisa e extensão

Aumento de 40% equipara bolsas custeadas com recursos da Universidade às bolsas pagas pela Capes e CNPq; auxílio-alimentação será reajustado em julho
publicado: 30/05/2023 08h52, última modificação: 30/05/2023 08h52

As bolsas concedidas a estudantes de graduação e pós-graduação que atuam em programas institucionais de ensino, pesquisa e extensão da UNILA terão um reajuste de 40%. O aumento tem o objetivo de equiparar as bolsas custeadas com recursos próprios da UNILA às bolsas ofertadas pela Capes e CNPq. A adequação foi possível devido à recomposição de parte do orçamento da Universidade. Os novos valores já estão valendo e serão recebidos pelos bolsistas a partir de 1º de junho.

Com o reajuste, bolsistas do Programa de Extensão, do Programa Institucional de Iniciação Científica, do ProgramaReajuste atinge bolsistas de graduação e pós-graduação dos programas institucionais de ensino, pesquisa e extensão da UNILA Institucional de Iniciação Científica Ações Afirmativas e do Programa Institucional de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação passarão a receber R$ 700 mensais. Já os contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio passarão a receber R$ 300.

O aumento também atinge bolsistas dos Programas de Monitoria Acadêmica, como as monitorias e tutorias voltadas para a permanência de estudantes indígenas, refugiados, portadores de visto humanitário, estudantes haitianos e estudantes com deficiência. O valor das bolsas dos tutores também passará a ser de R$ 700 mensais.

O último aumento das bolsas dos programas da UNILA voltados para discentes de graduação tinha sido em setembro de 2022, quando os valores foram equiparados às bolsas da Fundação Araucária. Agora, com a equivalência aos fomentos da Capes e CNPq, o reajuste chega também à pós-graduação.

Contemplados pelo Programa de Bolsa Institucional e o Programa de Demanda Social passam a receber, a partir de 1º de junho, R$ 2.100 para o mestrado e R$ 3.100 para o doutorado. Anteriormente, o valor dessas bolsas, que não eram reajustadas desde 2013, era de R$ 1.500 para mestrandos e R$ 2.200 para doutorandos.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Danúbia Frasson Furtado, o aumento de bolsas é essencial para a formação dos estudantes e para manter a qualidade institucional. “As bolsas são essenciais para a permanência dos discentes e a formação destes. Principalmente, quando pensamos em bolsistas de mestrado e doutorado, que não podem ter vínculo empregatício, acreditamos que essa equiparação possa servir de estímulo para que nossos alunos mantenham pesquisas de qualidade na UNILA”, destacou. Conforme Danúbia, a equivalência foi possível devido a um estudo orçamentário realizado pelas pró-reitorias de Graduação, de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação, em conjunto com a Reitoria.

Aumento do auxílio-alimentação

A complementação do orçamento do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) permitiu o reajuste do auxílio-alimentação, que passará de R$ 350 para R$ 400. “Decidimos que o aumento seja aplicado na alimentação porque esse é o benefício mais abrangente, que abrange cerca de 96% dos estudantes com auxílio na UNILA”, enfatizou a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Jorgelina Tallei. Atualmente, 946 estudantes recebem auxílio-alimentação. O reajuste passa a valer a partir de 1º de julho.