Identidade UNILA
UNILA protagoniza episódio da série "Sementes da Educação"
Cleusa Gomes fala sobre as experiências com o tema diversidade. Foto de Amanda Castro
A UNILA é a protagonista de um dos episódios da série documental "Sementes da Educação", que mostra experiências brasileiras inovadoras na área da educação. O episódio estreia neste domingo (1º), às 22h, no canal Cinebrasil TV, retransmitido para Foz do Iguaçu pela Vivo TV.
A série está em sua segunda temporada – gravada antes da pandemia –, com o tema “Educação além dos muros”. No total, são 13 episódios de 26 minutos, com estreias semanais. Cada episódio é dedicado a uma escola ou instituição, suas propostas pedagógicas e resultados obtidos a partir da integração com a comunidade.
“Foi uma honra participar desse programa, que vai levar ao público um pouquinho da experiência ousada, multidisciplinar e integradora da UNILA. Da sua proposta de fazer a integração pela diversidade e a educação pela inclusão, de ser um projeto latino-americano, no qual a educação ocupa papel central de integração entre os povos”, comenta a docente Cleusa Gomes, que falou à equipe do Sementes do Amanhã sobre sua experiência com os Encontros pela Diversidade, projeto que busca a promoção da igualdade e o respeito à diversidade, e com o Observatório de Gênero na América Latina.
Solange Bonomo Assumpção, que é pedagoga na UNILA e coordena o projeto de extensão “Universidade Popular Paulo Freire”, desenvolvido na Ocupação Bubas, também foi uma das entrevistadas para o episódio. “A presença da UNILA na segunda temporada do programa, colocando em relevo a importância de práticas significativas de leitura e escrita no contexto de vida de pessoas historicamente excluídas dos espaços formais de educação, não poderia ser mais oportuna, tendo em vista o fato de que há, pelo menos, 11 milhões de pessoas em condição de analfabetismo no Brasil”, avalia.
A pandemia levou à suspensão do projeto, que já atendeu 25 pessoas, quase na totalidade mulheres. “São mulheres chefes de família que impactam a vida dos filhos, dos companheiros, porque levam as discussões para suas casas. Tem outro impacto que a gente tem dificuldade para precisar, que é um impacto qualitativo e com reflexo na comunidade”, explica. “Esse não é um projeto de alfabetização em massa. Nosso propósito não é só ensinar a ler e escrever. É um trabalho de empoderamento, que é lento e progressivo”, completa.
Serviço:
“Sementes da Educação” - Cinebrasil TV
Estreia: dia 1º de agosto
Horário: 22h
Onde assistir: Vivo TV, canal 16
Reprises em diferentes horários (confira a programação)