Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA oferta curso preparatório gratuito para o exame Celpe-Bras

UNILA oferta curso preparatório gratuito para o exame Celpe-Bras

Inscrições estão abertas até a próxima quarta-feira (21); Celpe-Bras é o único certificado oficial de proficiência em português
publicado: 16/08/2019 12h16, última modificação: 16/08/2019 13h17

Estrangeiros que vão prestar a prova do Celpe-Bras, que certifica a proficiência em língua portuguesa, podem inscrever-se no curso preparatório do exame ofertado pela UNILA. As inscrições estão abertas até quarta-feira (21), por meio do sistema Inscreva. Tudo é ofertado gratuitamente.

As aulas terão início no dia 24 de agosto e acontecerão aos sábados, das 14h às 17h, na unidade Jardim Universitário da UNILA. Serão sete encontros que têm como objetivo capacitar o candidato ao exame a produzir e interpretar a linguagem oral e escrita, nos modelos que aparecem no Celpe-Bras. O curso, que é um projeto de extensão da UNILA, também irá trabalhar com informações sobre como funciona o exame, as estratégias que devem ser utilizadas para realizá-lo, além dos critérios de avaliação envolvidos nesse processo.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail extensao.preparatoriocelpebras@unila.edu.br.

Celpe-Bras

A próxima edição do exame será entre os dias 16 a 18 de outubro. A UNILA é um dos postos aplicadores do Celpe-Bras e, este ano, ofertou 60 vagas – já preenchidas – para a realização do exame.

O Celpe-Bras é o único certificado oficial de proficiência em português, internacionalmente aceito por empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa. No Brasil, o certificado é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

Outorgado pelo MEC, o Celpe-Bras é conferido em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. O Inep é o órgão responsável pela aplicação, com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.