Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA oferece oportunidade de formação em Licenciatura Intercultural Indígena, no território Yvy Mbyte
conteúdo

Processo Seletivo

UNILA oferece oportunidade de formação em Licenciatura Intercultural Indígena, no território Yvy Mbyte

Educação Indígena

Edital abre processo de seleção para ingresso no curso de graduação em Licenciatura Intercultural Indígena - no território Yvy Mbyte. Curso vinculado ao Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR EQUIDADE
publicado: 05/06/2024 21h10, última modificação: 06/06/2024 11h54

Professores/as indígenas pertencentes à comunidade Guarani podem se inscrever em edital para acesso à formação específica de nível superior, até o dia 01 de julho de 2024. O curso de Licenciatura Intercultural Indígena - no território Yvy Mbyte tem duração prevista de quatro anos e terá início em agosto de 2024. A formação irá ocorrer na modalidade presencial especial, em regime de alternância. Ou seja, as etapas do curso podem ser realizadas no Campus da UNILA, em Foz do Iguaçu, e também em terras indígenas ou locais próximos a elas.

Ao ingressarem no referido curso, os estudantes terão uma formação comum para a docência nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com ênfase em duas grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Linguagens. E, após a conclusão desta etapa, estarão habilitados/as para atuarem na Educação Básica em escolas indígenas e não indígenas, em consonância com os objetivos e finalidade do programa PARFOR Equidade.

O programa PARFOR Equidade, o qual contempla a formação, é uma ação especial realizada no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e idealizado em conjunto com o Ministério da Educação (MEC). O programa tem como objetivo estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo as comunidades e as escolas como espaços privilegiados de formação e de pesquisa. Busca formar professores e pedagogos para o atendimento das redes públicas ou comunitárias que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos, em consonância com as diretrizes curriculares específicas de cada grupo. 

O  curso de graduação em Licenciatura Intercultural Guarani no território Yvy Mbyte surgiu de uma proposta foi submetida através da pró-reitoria de graduação - PROGRAD no Edital Conjunto nº 23/2023/SECADI/MEC/CAPES, para inclusão da UNILA nas políticas de educação escolar Indígena. Por meio deste edital, o programa promove o custeio de implantação dos cursos de formação nas Instituições de Educação Superior. Este fomento é destinado para a implantação de uma única turma para o curso, e prevê recursos para pagamento de bolsas a todos os envolvidos, como coordenador institucional, coordenador de curso, professores e estudantes, além de recurso para custeio durante o tempo de vigência do curso previsto em PPC.

Da seleção dos estudantes do curso

Serão ofertadas o total de trinta vagas, sendo dezesseis destinadas ao povo Guarani residente nas Tekoha Kuéra localizadas na Oeste do estado do Paraná, Tekoha Guasu Guavirá e Guasu Jacutinga. E sete aos residentes nas Tekoha kuéra no Departamento de Alto Paraná e Canindeyu (Paraguai) e sete nas Tekoha kuéra da Província de Misiones (Argentina). 

Entre os principais requisitos que devem ser obrigatoriamente atendidos pelos/as candidatos/as consta residir e ter nacionalidade argentina, brasileira e paraguaia. Comprovar sua condição de pertencimento à comunidade Guarani. Ter cursado e concluído, integralmente, o ensino médio ou formação equivalente. E, preferencialmente, atuar como professor/a Guarani da rede pública de Educação Básica e/ou redes de formação por alternância sem possuir formação adequada. Além de não possuir vínculo ativo/formando em cursos de graduação em universidades públicas no momento da realização da matrícula. 

A inscrição no presente processo seletivo é gratuita e deverá ser realizada somente via Portal institucional da UNILA na internet. Interessados/as devem ler atentamente o EDITAL N° 81/2024/PROGRAD.

Através deste link, é possível acessar também o EDITAL em Guarani.