Processo Seletivo
UNILA oferece oportunidade de formação em Licenciatura Intercultural Indígena, no território Yvy Mbyte
Educação Indígena
Professores/as indígenas pertencentes à comunidade Guarani podem se inscrever em edital para acesso à formação específica de nível superior, até o dia 01 de julho de 2024. O curso de Licenciatura Intercultural Indígena - no território Yvy Mbyte tem duração prevista de quatro anos e terá início em agosto de 2024. A formação irá ocorrer na modalidade presencial especial, em regime de alternância. Ou seja, as etapas do curso podem ser realizadas no Campus da UNILA, em Foz do Iguaçu, e também em terras indígenas ou locais próximos a elas.
Ao ingressarem no referido curso, os estudantes terão uma formação comum para a docência nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com ênfase em duas grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Linguagens. E, após a conclusão desta etapa, estarão habilitados/as para atuarem na Educação Básica em escolas indígenas e não indígenas, em consonância com os objetivos e finalidade do programa PARFOR Equidade.
O programa PARFOR Equidade, o qual contempla a formação, é uma ação especial realizada no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e idealizado em conjunto com o Ministério da Educação (MEC). O programa tem como objetivo estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo as comunidades e as escolas como espaços privilegiados de formação e de pesquisa. Busca formar professores e pedagogos para o atendimento das redes públicas ou comunitárias que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos, em consonância com as diretrizes curriculares específicas de cada grupo.
O curso de graduação em Licenciatura Intercultural Guarani no território Yvy Mbyte surgiu de uma proposta foi submetida através da pró-reitoria de graduação - PROGRAD no Edital Conjunto nº 23/2023/SECADI/MEC/CAPES, para inclusão da UNILA nas políticas de educação escolar Indígena. Por meio deste edital, o programa promove o custeio de implantação dos cursos de formação nas Instituições de Educação Superior. Este fomento é destinado para a implantação de uma única turma para o curso, e prevê recursos para pagamento de bolsas a todos os envolvidos, como coordenador institucional, coordenador de curso, professores e estudantes, além de recurso para custeio durante o tempo de vigência do curso previsto em PPC.
Da seleção dos estudantes do curso
Serão ofertadas o total de trinta vagas, sendo dezesseis destinadas ao povo Guarani residente nas Tekoha Kuéra localizadas na Oeste do estado do Paraná, Tekoha Guasu Guavirá e Guasu Jacutinga. E sete aos residentes nas Tekoha kuéra no Departamento de Alto Paraná e Canindeyu (Paraguai) e sete nas Tekoha kuéra da Província de Misiones (Argentina).
Entre os principais requisitos que devem ser obrigatoriamente atendidos pelos/as candidatos/as consta residir e ter nacionalidade argentina, brasileira e paraguaia. Comprovar sua condição de pertencimento à comunidade Guarani. Ter cursado e concluído, integralmente, o ensino médio ou formação equivalente. E, preferencialmente, atuar como professor/a Guarani da rede pública de Educação Básica e/ou redes de formação por alternância sem possuir formação adequada. Além de não possuir vínculo ativo/formando em cursos de graduação em universidades públicas no momento da realização da matrícula.
A inscrição no presente processo seletivo é gratuita e deverá ser realizada somente via Portal institucional da UNILA na internet. Interessados/as devem ler atentamente o EDITAL N° 81/2024/PROGRAD.
Através deste link, é possível acessar também o EDITAL em Guarani.