Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA oferece especialização para jovens e famílias da reforma agrária
conteúdo

Ensino

UNILA oferece especialização para jovens e famílias da reforma agrária

São dois cursos gratuitos voltados a pessoas do campo com 140 vagas; as inscrições estão abertas
publicado: 07/01/2026 17h45, última modificação: 07/01/2026 17h47

A UNILA está oferecendo dois cursos de especialização para beneficiários do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), graduados em qualquer área do conhecimento: Questão Agrária na América Latina e Língua Espanhola e Cultura Latino-Americana. Ambos os cursos oferecem 70 vagas, sendo 20 vagas para estudantes de outros países da América Latina. Os cursos são gratuitos e as inscrições estão abertas. 

As duas especializações são voltadas a jovens e adultos de famílias beneficiárias dos projetos de assentamento criados ou reconhecidos pelo Incra e do Programa Nacional de Crédito Fundiário; alunos de cursos de especialização promovidos pelo Incra e demais famílias cadastradas pelo Incra (acampados, quilombolas, caiçaras).

As vagas também são destinadas a estrangeiros beneficiários ou integrantes de programas de reforma agrária, ou vinculados a organizações camponesas ou equivalente, conforme a política agrária de seu país de origem. 

Professores e educadores que exerçam atividades educacionais voltadas às famílias beneficiárias e servidores do Incra também podem candidatar-se.

As inscrições para o curso Questão Agrária na América Latina podem ser feitas até o dia 15 de janeiro. As informações completas e o link para as inscrições estão disponíveis no edital PRPPG 118/2025.

A especialização em Língua Espanhola e Cultura Latino-Americana recebe inscrições até 19 de fevereiro. As informações completas e o link para as inscrições estão disponíveis no edital PRPPG 118/2025.

Os cursos são presenciais alternando aulas na UNILA e na comunidade dos estudantes. Essa é considerada a alternativa mais adequada para a educação do campo, através da relação entre família, comunidade e escola.