Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação

UNILA está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação

Processos seletivos em aberto são para cinco programas de mestrado e um curso de especialização
publicado: 04/01/2022 18h21, última modificação: 04/01/2022 18h43

Você deseja realizar o sonho de cursar pós-graduação em 2022 e se o incentivo que faltava era a oferta do curso que você se identifica para incrementar a sua formação acadêmica, então este pode ser o momento certo para transformar seu sonho em realidade. A UNILA está com processos seletivos abertos para cinco programas de mestrado e um curso de especialização, somando mais de 100 vagas que estão sendo ofertadas para início do primeiro semestre deste ano.

Cada programa de pós-graduação publicou seus respectivos editais onde são explicadas as formas de ingresso, prazos e critérios de seleção, lembrando que as inscrições e todos os cursos da UNILA são gratuitos. Acesse as informações sobre aquele programa que vai fazer diferença na sua vida e prepare-se para cada fase do processo seletivo (que, na maioria dos cursos, exige projeto de pesquisa, realização de entrevista com banca de seleção, prova de língua estrangeira e alguns também pedem cartas de recomendação).

Fique atento também à disponibilidade das vagas, pois muitos contam com reservas de vagas afirmativas para negros e pessoas com deficiência. Além disso, ainda há reserva de vagas para brasileiros e candidatos de outras nacionalidades. As aulas presenciais estão previstas para iniciar no mês de março.

Mestrado em Economia
O Programa de Pós-Graduação em Economia está com inscrições abertas para alunos regulares, com oferta de 8 vagas. O mestrado oferece duas linhas de pesquisa: Macroeconomia e desenvolvimento; e Economia do Bem-estar social. As inscrições seguem até o dia 20 de janeiro e as aulas estão programadas para iniciar no mês de março. O processo seletivo conta de três etapas: envio de documentos solicitados no ato da inscrição (incluindo o projeto de pesquisa), prova escrita e entrevista. Mais informações estão no edital.

Mestrado em História
O mestrado em História está com inscrições abertas até o dia 6 de fevereiro e oferece 12 vagas, que se distribuem nas seguintes linhas de pesquisa: Movimentos sociais, fluxos culturais e identidades; e Modernidade, instituições e linguagens. As vagas são para profissionais de qualquer área. As etapas do processo seletivo são compostas por avaliação dos docentes sobre a relevância do projeto ao Programa e à linha de pesquisa, e de entrevistas. Todas as informações podem ser acessadas aqui.

Mestrado em Biodiversidade Neotropical
O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical está com processo seletivo aberto para o preenchimento de 17 vagas para alunos regulares, em duas linhas de pesquisa: Ecologia; e Sistemas e evolução. As inscrições prosseguem abertas até 30 de janeiro. A seleção dos candidatos se dará por análise das cartas de recomendação, do currículo e de vídeo enviado. Todas as informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas na página do Programa.

Mestrado em Física Aplicada
O mestrado em Física Aplicada está com processo seletivo aberto para a preenchimento de cinco vagas. As inscrições seguem abertas até o dia 2 de fevereiro. Além dos documentos necessários, os candidatos deverão apresentar um projeto de pesquisa com e-mail de consentimento do possível orientador e uma carta de recomendação assinada por um profissional com título de doutor em Física ou nas áreas de Ciência Exatas ou Tecnológicas. Todas as informações podem ser acessadas no edital.

Mestrado em Biociências
O mestrado em Biociências está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro e oferece 23 vagas para o primeiro semestre deste ano. Podem participar da seleção graduados em Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Química, Saúde Coletiva, Terapia Ocupacional e áreas afins. As vagas são nas seguintes áreas de pesquisa: Fisiopatologia da dor e dos distúrbios do sistema nervoso central; Prospecção de compostos biologicamente ativos; Biotecnologia molecular e celular de procariotos e eucariotos; Genética, mutações e terapias gênicas; e Mecanismos de fisiologia e do desenvolvimento. Mais informações podem ser acessadas no
edital.

Especialização em Integração Paraguai-Brasil
O curso e pós-graduação lato sensu (especialização) em Integração Paraguai-Brasil: Relações Bilaterais, Desenvolvimento e Fronteiras está com processo seletivo aberto para o preenchimento de 40 vagas, das quais 50% são reservadas a estudantes internacionais, provenientes de países da América Latina e Caribe.

A especialização é destinada a profissionais de qualquer área de conhecimento. Para a inscrição, os interessados devem enviar currículo vitae, documento de identidade, diploma (ou declaração de conclusão de curso de graduação) e histórico escolar de graduação. As inscrições prosseguem até o dia 14 de março. O edital de seleção está disponível aqui.