Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA divulga lista de aprovados em processo de seleção para haitianos residentes no Brasil

Processo Seletivo

Atualmente, 57 estudantes haitianos estão matriculados na Universidade, oriundos de um edital anterior específico para este público
publicado: 01/02/2018 11h03, última modificação: 11/01/2019 23h19

A UNILA publicou nesta quinta-feira (1º de fevereiro) o resultado preliminar da seleção de haitianos residentes no Brasil – ou portadores de visto humanitário – para preenchimento de vagas remanescentes do Processo Seletivo Internacional. Foram aprovados 33 de um total de 96 candidatos inscritos.

O resultado final será publicado no dia 7 de fevereiro, após análise de eventuais recursos. Os aprovados deverão confirmar o interesse nas vagas entre 7 e 15 de fevereiro. A matrícula presencial será realizada em março, de acordo com cronograma anexo ao edital PROINT 052/2017.

Assistência Estudantil

Serão ofertadas 10 vagas de auxílios estudantis, nas seguintes modalidades: auxílio-alimentação, na modalidade Subsídio Financeiro + auxílio-transporte (10 vagas); e auxílio-alimentação, na modalidade Subsídio Financeiro (10 vagas). Os auxílios serão concedidos aos primeiros colocados de cada curso e, havendo disponibilidade, serão ofertados, conforme ordem de classificação, para os demais candidatos da classificação geral.

Direito à educação

A UNILA já realizou processo seletivo específico para haitianos refugiados no Brasil. Atualmente, 57 estudantes haitianos estão matriculados na Universidade.

A Universidade, apoiada por decisão do Conselho Universitário (CONSUN), em 2014, leva em consideração, entre outras questões, a situação dos haitianos refugiados no Brasil após o terremoto que destruiu o Haiti, em 2010, e a concessão de visto humanitário pelo governo brasileiro. Leva em consideração, ainda, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, que reconhece a educação como um direito humano básico. Além disso, a Lei de Migração (Lei nº 13.445/2017) assegura o direito à educação pública, sendo vedada a discriminação em razão da nacionalidade e da condição migratória.

Em caso de dúvidas, os candidatos devem entrar em contato com a Seção de Apoio ao Estrangeiro, pelo e-mail sae.proint@unila.edu.br.