Institucional
UNILA cede ultrafreezer que pode viabilizar vacinação da Pfizer em Foz do Iguaçu
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana vai ceder um ultrafreezer vertical para a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. O equipamento poderá ser utilizado para armazenar doses da vacina da Pfizer/Biontech, que exige temperaturas de até -70ºC. A liberação dessas vacinas ainda depende de decisão da Secretaria Estadual de Saúde e poderá dar mais celeridade à imunização da população iguaçuense contra a Covid-19.
O ultrafreezer que será cedido pela UNILA faz parte dos equipamentos do Laboratório de Ciências Médicas da instituição. Com capacidade de armazenamento de 380 litros, o freezer atinge a temperatura mínima de -86ºC e é utilizado para armazenar material biológico e reagentes. O transporte deve ser realizado nos próximos dias.
Este é o segundo equipamento deste tipo cedido pela UNILA dentro da estratégia de combate à pandemia em Foz do Iguaçu. Outro ultrafreezer da Universidade está sendo utilizado no Laboratório Municipal, onde são realizados os exames do tipo RT-PCR para detectar a Covid-19.
Para o reitor da UNILA, professor Gleisson Brito, com a cessão, a instituição “reitera seu compromisso com o município de Foz do Iguaçu, ampliando o conjunto de ações institucionais para auxiliar o poder público municipal nos processos de enfrentamento e superação desta crise pandêmica”, destacou.
Desde a confirmação dos primeiros casos de Covid-19 no município, em março de 2020, a Universidade vem protagonizando ações em diversas frentes de atuação no combate ao novo coronavírus, com a presença de acadêmicos em barreiras sanitárias, plantão telefônico, triagem em unidades de saúde, pronto-socorro respiratório, enfermaria, UTI Covid e Laboratório de Biologia Molecular. Somente em 2020, foram mais de 23 mil atendimentos no Plantão Covid-19; mais de 44 mil testes RT-PCR realizados, para a detecção do coronavírus; quase 18 mil atendimentos de telemedicina até meados de dezembro; e cerca de 3.500 pessoas atendidas em inquéritos sorológicos. Somam-se a isso, as contribuições na produção de álcool glicerinado destinado à saúde pública, a projeção de máscaras 3D e a análise de dados, que contribui para o esclarecimento da população.