Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA abre seleção para o Mestrado em Biodiversidade Neotropical
conteúdo

Processo Seletivo

UNILA abre seleção para o Mestrado em Biodiversidade Neotropical

Com inscrições gratuitas, são ofertadas 15 vagas com início previsto no segundo semestre de 2025
publicado: 04/06/2025 09h07, última modificação: 04/06/2025 09h08

Estão abertas, até 30 de junho, as inscrições para o processo seletivo de estudantes regulares do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN) da UNILA. São ofertadas 15 vagas, com início das atividades acadêmicas previsto para agosto de 2025. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente via internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Cronograma, requisitos e demais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no Edital 08/2025

Como etapa prévia à inscrição, os candidatos devem entrar em contato com o orientador de interesse, a fim de conhecer a linha de pesquisa, discutir a viabilidade do projeto e obter carta de aceite para orientação. A distribuição das vagas será feita entre docentes do programa.

O processo seletivo é composto por duas etapas. A primeira consiste em uma prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, que será aplicada de forma online. A avaliação será baseada na leitura e interpretação de um texto de divulgação científica ou artigo acadêmico em língua inglesa, disponibilizado com seis horas de antecedência da prova. Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5,0, sendo considerados proficientes em inglês, conforme o regimento do programa.

A segunda etapa corresponde à análise do Currículo Lattes, também de caráter classificatório, conforme critérios e pontuação descritos no Edital. 

Ações afirmativas 

A seleção reserva nove vagas para ações afirmativas. São cinco vagas reservadas para pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas) e pessoas com deficiência (PcD). Outras quatro vagas são adicionais, destinadas a candidatos indígenas, quilombolas, pessoas trans e não binárias, e pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio ou com visto humanitário. Todas as modalidades de ação afirmativa estão sujeitas a processo de validação conforme previsto no Edital.

Sobre o programa 

O PPGBN tem como objetivos principais: formar recursos humanos na área de biodiversidade com uma visão abrangente, crítica e atualizada da problemática da descrição da biodiversidade, capacidade de investigação de suas relações ecológicas e história evolutiva, bem como de avaliação das bases para sua conservação; além de formação sólida e integrada em ecologia, sistemática e evolução biológica para atuar em pesquisa e docência no ensino superior do Brasil e demais países da América Latina, com especial relevância para os discentes oriundos da região Oeste dos estados da região Sul do Brasil e de países vizinhos.

 Mais informações estão disponíveis na página do PPGBN.