Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA abre chamada pública em busca de imóveis para locação
conteúdo

Institucional

UNILA abre chamada pública em busca de imóveis para locação

O objetivo é fazer um mapeamento da disponibilidade de imóveis na cidade que possam abrigar atividades acadêmicas e administrativas
publicado: 23/06/2020 11h23, última modificação: 20/07/2020 17h13

A UNILA está buscando imóveis para locação em Foz do Iguaçu, que possam abrigar as atividades administrativas e acadêmicas da Universidade, hoje distribuídas nas unidades Jardim Universitário, Vila A, Edifício Almada e Portal da Foz. As regras para a apresentação de propostas estão disponíveis na Chamada Pública PROAGI 003/2020. Os interessados têm prazo de 30 dias, a partir desta segunda-feira (22), para apresentar a documentação exigida.

“Estamos fazendo um mapeamento para levantar a disponibilidade de imóveis na cidade, com o objetivo de economizar recursos públicos através de aluguéis mais baratos, considerando as dificuldades orçamentárias que as universidades federais vêm enfrentando ao longo dos últimos anos, os riscos orçamentários futuros e a necessidade de recursos para construção de um campus próprio da UNILA”, explica o pró-reitor de Administração, Gestão e Infraestrutura, Vagner Miyamura.

O edital tenta ser mais flexível, para verificar se é possível substituir, em partes ou totalmente, alguns dos imóveis atuais, comenta o pró-reitor. O edital da Chamada Pública elenca uma série de exigências técnicas e de requisitos para o imóvel, assim como os critérios para a negociação do valor de locação, que deverá estar compatível com o mercado e será avaliado tecnicamente por especialistas contratados pela UNILA. A análise será feita com base em cinco premissas que devem ser observadas pelos interessados: o imóvel deve estar localizado em Foz do Iguaçu; estar em conformidade legal; ter programa de necessidades diversificado, como espaços para salas de aula, laboratórios, salas administrativas, auditório, biblioteca, instalações sanitárias; infraestrutura adaptada a pessoas com deficiência (PcD) e/ou pessoas com mobilidade reduzida (PMR); e ter condição plena da estrutura predial e funcionamento adequado das instalações.

Para orientar os interessados, o edital apresenta um levantamento exemplificativo das áreas utilizadas atualmente pela UNILA (Vila A, Jardim Universitário e Almada), quantificando a necessidade de espaços equivalentes. Os espaços acadêmicos foram dimensionados individualmente, com a indicação do número de alunos por sala, e os espaços administrativos e de serviço, pelo somatório das áreas.

Obviamente, não é certeza que receberemos propostas, sejam quantas forem, que proporcionem economia significativa, mas é necessário verificar a existência de oportunidades. Inclusive para termos alternativas para enfrentar eventuais desavenças contratuais entre inquilino e proprietários de forma menos dependente destes”, reforça o pró-reitor. Ele salienta que, para mudanças de endereço, além do valor do aluguel, vários outros custos são levados em consideração, como o de desmobilização da estrutura atual e os de manutenção da infraestrutura e dos serviços, dentre outros. “É necessário analisar caso a caso”, diz.

Os documentos com as propostas deverão ser encaminhados, em envelope fechado, para a sede administrativa da UNILA - Edifício Lorivo, Avenida Sílvio Américo Sasdelli, 1842, Vila A - Foz do Iguaçu, PR - CEP 85869-580, aos cuidados do setor de Protocolo e Arquivo, sala 304. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (45) 3529-2794 ou e-mail cpp.secic@unila.edu.br.