Institucional
Último projeto de Oscar Niemeyer, novo campus da UNILA será patrimônio arquitetônico de Foz do Iguaçu
Campus Arandu
Neste dia 10 de junho, a cidade de Foz do Iguaçu completa 110 anos. Internacionalmente conhecida pelo Parque Nacional do Iguaçu, pelas Cataratas e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, é destino de milhões de turistas todos os anos e recebeu em 2024 o reconhecimento como o quinto mais procurado da América do Sul. A cidade, que faz fronteira com Argentina e Paraguai, também terá, em breve, um novo patrimônio arquitetônico: o Campus Arandu, projeto de Oscar Niemeyer.
Considerado uma obra-monumento, a construção do Arandu é um dos cinco projetos prioritários para o MEC, junto com a reforma do Museu Nacional e outras três grandes construções. A sua construção representa um marco histórico e tem grande importância para a cidade, já que este foi o último projeto feito pelo arquiteto ícone do modernismo brasileiro.
A professora do curso de arquitetura e urbanismo da UNILA Andreia Moassab explica que “hoje, ainda não há outro nome tão significativo como o de Niemeyer para fazer um projeto de construção para uma universidade tão singular quanto a UNILA, uma universidade que olha para toda a América Latina”. Ela ainda completa que o projeto precisava ser feito por um nome que fizesse sentido para todos os países da região, e que “sem dúvida nenhuma, a escolha do Niemeyer é pertinente”.
Moassab também explica que o arquiteto se tornou expoente da arquitetura moderna internacional por sua capacidade de extrair a riqueza das possibilidades plásticas do concreto armado, e por desafiar parceiros e engenheiros a realizarem cálculos ousados para a execução de seus projetos, o que nenhum arquiteto havia feito até então.
O projeto do campus da UNILA foi entregue por Oscar Niemeyer ao Presidente Lula em 2008. O arquiteto desenvolveu um plano arquitetônico que contempla seis prédios, sendo eles o edifício para a reitoria e professores, a biblioteca, o anfiteatro, dois grandes prédios para alunos e professores (um para salas de aula e outro para os laboratórios de pesquisa) e o restaurante universitário. Trata-se, como disse o próprio Niemeyer, de um "presente ao Brasil e à América Latina".
“Oscar Niemeyer compartilhava do mesmo sonho que originou a UNILA, o sonho da integração latino-americana, da convivência solidária e democrática da América Latina e do Caribe. A UNILA foi criada para ser o lugar desse sonho compartilhado por tantas gerações e que teve tantos expoentes em nossa região, como o próprio Niemeyer”, explicou a reitora da UNILA, Diana Araújo Pereira. A reitora também destacou que para a universidade, a qual possui uma missão tão singular, “é uma honra ter um campus que leva a assinatura de Oscar Niemeyer, um arquiteto que fez história no século XX, e que foi um grande entusiasta da integração, da cooperação e do fortalecimento regional. Ter um campus, que é o último projeto realizado em vida pelo arquiteto e é também um patrimônio artístico, demonstra a importância dada à UNILA e à cidade de Foz do Iguaçu”.
Para além da sua importância enquanto monumento arquitetônico, a conclusão do campus trará um impacto significativo para a comunidade acadêmica. Com infraestrutura moderna e adequada, que passará, inclusive, por adaptações para garantir maior inclusão e diversidade, a universidade poderá expandir suas atividades de ensino e pesquisa, oferecendo melhores condições para alunos e professores e atraindo novos talentos acadêmicos.
Neste sentido, Diana Araújo também destaca que a execução da obra de Oscar Niemeyer trará uma inestimável oportunidade de formação para a comunidade universitária. “Temos cursos que poderão envolver estudantes e professores para aproveitar o processo de construção desta obra, que é tão emblemática, como parte da sua trajetória formativa".
Ao final de 2023, a universidade tinha mais de 5 mil estudantes contando os cursos de graduação e de pós-graduação. Destes, aproximadamente 39% são alunos internacionais de 32 países da região, com o Haiti, Paraguai e Colômbia sendo os países com maior representatividade.
Além dos benefícios educacionais, a retomada da obra pode ampliar as possibilidades turísticas e impulsionar o setor em Foz do Iguaçu. Após a conclusão do campus Arandu, a cidade também oferecerá uma nova possibilidade de turismo, tanto para o público em geral quanto para aqueles que buscam especificamente conhecer grandes obras arquitetônicas da humanidade.
André Alliana, secretário municipal de turismo e de projetos estratégicos de Foz do Iguaçu, explicou que “uma obra de Niemeyer reforça a estratégia da cidade de apresentar cada vez mais atrativos, fazendo com que o turista venha cada vez mais, queira retornar, e também permaneça mais tempo na cidade”. Ele também ressalta que a região onde será construído o novo campus conta com outros pontos turísticos, como a Usina de Itaipu e o Templo Budista, e isso traz vantagens para a região, beneficiando o desenvolvimento econômico do entorno, inclusive em outras áreas.
Retomada da obra
As obras do novo campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), chamado Campus Arandu, foram retomadas após um acordo de cooperação entre o UNOPS, organismo da ONU especializado em infraestrutura, a Itaipu Binacional, responsável pela destinação de recursos financeiros, e a Universidade. O MEC também participa da iniciativa, como instituição interveniente. O UNOPS é responsável pela implementação da fase 1 das obras, que contempla a finalização do Edifício Central, do Restaurante Universitário e do Bloco de Salas de Aula. Estão previstas entregas escalonadas nos próximos 3 anos.
A etapa de realização de diagnóstico construtivo das obras já iniciadas, para verificação do seu estado atual e da necessidade de atualização de projetos, já foi concluída. O UNOPS também está revisando e atualizando os projetos executivos de engenharia e arquitetura. No final do ano está prevista a licitação para contratação da empresa que ficará responsável pela construção e finalização das obras da fase 1.
Texto: Aline Czezacki, Assistente Sênior de Comunicação do UNOPS
Colaboração: Michele Dacas, Secretária de Comunicação da UNILA
Contato para imprensa: alinec@unops.org