Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria da UNILA emite nota a respeito da greve dos servidores TAES

Reitoria da UNILA emite nota a respeito da greve dos servidores TAES

nota de esclarecimento

publicado: 18/03/2024 11h52, última modificação: 11/04/2024 11h04

A Reitoria da Unila esclarece que não há por parte da atual gestão qualquer conduta ou atitude de repreensão ao movimento grevista, o que pode ser comprovado com o recente histórico de apoio às pautas da categoria. Em 21 de fevereiro foi publicada nos canais oficiais, uma nota reforçando que a reestruturação e aprimoramento da carreira são necessárias frente às novas realidades enfrentadas pelo ensino público superior. Assim como o desbloqueio de cargos, realização de concursos, e recomposição orçamentária das universidades. E hoje, 18 de março, endossamos este apoio às reivindicações que norteiam uma luta legítima da categoria em todo o território nacional. Qualquer informação que impute à reitoria da UNILA a elaboração de uma minuta de represália aos servidores em greve é uma declaração falsa e que vai na contramão da defesa da universidade pública. A avaliação, revisão e regulamentação do PGD na UNILA já está em atraso, trazendo prejuízos para a universidade, pois o processo deveria ter sido iniciado em maio de 2023. Diante deste cenário, e frente a nova regulamentação federal do PGD, Instrução Normativa, 24, DE 28 DE JULHO DE 2023, a gestão atual encaminhou o seguinte processo:

Julho de 2023 – Início do processo de avaliação do PGD, Portaria N.329 de 05 de julho de 2023.

Setembro de 2023 – Recomposição da CAAPGD - Comitê de Acompanhamento e Avaliação do PGD.

Outubro de 2023 – Início da avaliação do PGD pela comunidade universitária

Outubro de 2023 – Prorrogação dos editais de vigência do PGD para março de 2024, data prevista para a apresentação de nova regulamentação

Dezembro de 2023 – Entrega do Relatório Técnico de Avaliação do PGD

Março de 2024 – Apresentação de nova regulamentação

Abril de 2024 - Fórum “O PGD na UNILA”

Esse longo cronograma corresponde ao processo preparatório para nova regulamentação que, por sua vez, não tem nenhuma relação com a greve e responde à necessidade de definir um índice mínimo de trabalho e atendimento presencial à comunidade acadêmica. A proposta da Reitoria foi encaminhada para a instância máxima e soberana que é o Conselho Superior Universitário, no qual será apreciada, debatida e votada, na próxima reunião ordinária a ser realizada em abril. Como o PGD diz respeito a toda comunidade universitária e ao futuro da educação pública, gratuita e socialmente referenciada, será promovido pela Reitoria, um fórum de discussão “O PGD na UNILA”, que terá seu cronograma divulgado em breve.