Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Quatro programas de pós-graduação abrem inscrições para aluno especial

Quatro programas de pós-graduação abrem inscrições para aluno especial

Vagas são para os programas de Engenharia Civil; Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade; de Literatura Comparada e de Biociências
publicado: 01/03/2023 11h30, última modificação: 08/03/2023 12h11

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de alunos especiais para quatro programas de pós-graduação da UNILA, representando a oferta de vagas em 11 disciplinas que iniciarão no primeiro semestre de 2023. Os interessados em qualquer uma das disciplinas devem inscrever-se pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). As inscrições e os cursos são gratuitos. É preciso ficar atento ao prazo de inscrições de cada um dos programas e as particularidades dos processos de seleção, informações que estão disponíveis em editais próprios.

Engenharia Civil

As inscrições para aluno especial do mestrado em Engenharia Civil estão abertas até o dia 5 de março. Estão sendo ofertadas 10 vagas em cada uma das seguintes disciplinas: Estudos Avançados em Energia e Conforto Ambiental; Análise e Dimensionamento de Estruturas de Concreto; e Tópicos Especiais: Técnicas de Programação Aplicada a Estruturas. O candidato pode se inscrever em até duas disciplinas, porém para o momento da matrícula deverá optar por apenas uma das disciplinas. A avaliação levará em conta a justificativa apresentada no formulário de inscrição, as suas competências do candidato e a adequação entre a disciplina e o currículo avaliado. O resultado preliminar deve ser divulgado no dia 9 e as matrículas devem ser efetuadas de 13 a 14 de março. Acesse o edital.

Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade

As inscrições para aluno especial do Programa Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (mestrado e doutorado) estão abertas até o dia 6 de março. Estão sendo ofertadas vagas nas seguintes disciplinas: Prospecção Tecnológica em P&D+I; e Métodos Físico-Químicos de Caracterização de Materiais e Amostras Ambientais I (o número de vagas dependerá das matrículas de alunos regulares). O candidato poderá escolher apenas uma disciplina e, além da documentação necessária para a inscrição, deverá também apresentar uma justificativa para cursá-la, a ser preenchida no próprio formulário de inscrição. O resultado preliminar deve ser divulgado no dia 9 e as matrículas devem ser efetuadas no dia 14 de março. Acesse o edital.

Literatura Comparada

Interessados em cursar uma das três disciplinas ofertadas pelo mestrado em Literatura Comparada devem ficar atentos ao prazo, que encerra em 10 de março. Neste processo de seleção estão sendo ofertadas 3 vagas para a disciplina Memória, Esquecimento e Representação; 5 vagas para Literatura e Cultura Latino-Americanas: Categorias Fundamentais; e 5 vagas para Leituras Literárias em Perspectiva Comparatista. Podem participar da seleção candidatos de qualquer área do conhecimento e no momento da inscrição os interessados deverão redigir uma carta de interesse dirigida ao docente responsável pela disciplina pleiteada, apresentando as razões de querer cursá-la. O resultado preliminar será divulgado no dia 12 e as matrículas devem ser efetuadas no dia 15 de março. Acesse o edital.

Biociências

Candidatos com formação nos cursos de Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva e Terapia Ocupacional e áreas afins podem pleitear uma vaga como aluno especial no mestrado em Biociências. O programa oferece vagas nas disciplinas de Engenharia Genética; Genética Humana e Clínica; Genética Integrativa: do DNA ao Cromossomo, passando por suas alterações (o número dependerá das matrículas de alunos regulares). As inscrições finalizam até o dia anterior ao início de cada disciplina. Acesse o edital.