Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PROPLAN publica chamada interna sobre o Orçamento Participativo da UNILA para 2025

Prazo para inscrição de propostas de ações orçamentárias está aberto até 15 de setembro. Em seguida, no dia 18, será realizada uma audiência pública sobre o tema
publicado: 20/08/2024 13h42, última modificação: 20/08/2024 13h43

Com foco na construção colaborativa e transparente das alocações orçamentárias da UNILA, a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN) lançou a chamada interna referente ao Orçamento Participativo 2025. Realizada desde o ano passado (edição piloto relativa ao orçamento de 2024), a iniciativa busca estabelecer um espaço de diálogo e debate em torno do orçamento institucional, proporcionando à comunidade acadêmica uma participação ativa na definição das ações orçamentárias.

“O Orçamento Participativo tem por objetivo ampliar as possibilidades de acesso a recursos financeiros, para melhorar e qualificar as ações de ensino, pesquisa e extensão dos cursos da UNILA. Esse recurso vem em complemento ao orçamento das macrounidades e institutos e atende a uma demanda específica de cada curso”, explica o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Giuliano Silveira Derrosso.

A submissão de propostas de ações orçamentárias pode ser feita até 15 de setembro, via Inscreva, pelos cursos de graduação e pós-graduação, colegiados do Ciclo Comum e institutos. Elas precisam conter informações como descrição da ação, valor, executor e justificativa. Após a organização das propostas (com a consolidação daquelas de mesma natureza), será realizada, no dia 18 de setembro, uma audiência pública. Na oportunidade, haverá a apresentação das diretrizes orçamentárias da UNILA, do planejamento institucional e das propostas de emenda ao orçamento.

A etapa seguinte é a votação eletrônica das propostas, programada para ocorrer por meio do Inscreva, no período de 18 a 28 de setembro. Cada integrante da comunidade acadêmica poderá votar em até três ações. Para a divulgação do resultado (prevista para 29 de setembro), as ações serão classificadas de acordo com o número de votos e contempladas dentro do limite orçamentário disponível. Por fim, a proposta orçamentária da UNILA para 2025 será submetida ao Conselho Universitário (CONSUN) para deliberação.

Na chamada interna que regulamenta o processo consta, ainda, que as emendas devem estar alinhadas com atividades e ações formativas, vinculadas às políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, além de aderirem às políticas transversais e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Para possibilitar uma distribuição mais abrangente, cada curso ou instituto poderá aprovar somente uma ação, não excedendo o valor de R$ 30 mil por proposta.

Balanço da edição piloto

A primeira edição do Orçamento Participativo foi desenvolvida no ano passado, visando à aplicação no orçamento referente a 2024. No total, foram recebidas 27 propostas e aprovadas 10 ações por meio da votação eletrônica, que contou com a participação de 1.083 votantes da comunidade acadêmica. Essas propostas aprovadas somaram um investimento de R$ 300 mil.

Desde o início, o intuito sempre foi fortalecer o engajamento da comunidade acadêmica no processo de discussão e definição de ações orçamentárias da Universidade. Com a experiência da edição piloto, algumas adequações foram feitas para otimizar o processo do Orçamento Participativo 2025. Exemplos disso são a ampliação do prazo para apresentação de propostas, a possibilidade de voto em três ações por pessoa e uma maior autonomia no uso dos recursos.

“Em 2024, fizemos uma primeira edição piloto e consideramos que o envio de propostas e a participação da comunidade acadêmica foi satisfatória. Por outro lado, a ampliação de acesso a recursos trouxe outros desafios para a gestão, que estão sendo também atendidos, como a criação da Central de Compras na PROAGI. Nas ações de 2024 estão sendo promovidos eventos de qualificação, eventos científicos, compra de equipamentos e premiações culturais. Essas ações ajudaram a movimentar os cursos de graduação e pós-graduação da UNILA”, ressalta Derrosso.