Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto lança o Atlas Escolar de Foz do Iguaçu para estimular o contato inicial com elementos da Cartografia

Extensão

Material pode ser utilizado como material didático para aulas de Geografia e o projeto oferece oficinas para escolas do município
publicado: 16/06/2023 09h40, última modificação: 16/06/2023 10h40

Professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio agora têm à disposição um Atlas Escolar de Foz do Iguaçu como material didático para as aulas de Geografia. Além de estar disponível on-line, o atlas pode ser baixado em formato Pdf e também está disponível em versão para e-book e em versão acessível, apto para conversão para alunos com necessidades especiais.

“O Atlas surgiu de uma necessidade dos professores, principalmente da educação pública, que não têm material cartográfico disponível e têm dificuldade para lecionar cartografia”, comenta a professora Naomi Burda, coordenadora do projeto, que foi desenvolvido em conjunto com os estudantes Gabriel Prata, Israel Rieger, Lucas Martins e Rodrigo Moura.

O Atlas traz os passos iniciais da cartografia (pontos, linhas e polígonos, escala cartográfica, orientação, legenda) e ao final pode ser feito um voo virtual sobre a cidade de Foz do Iguaçu e também são apresentados mapas temáticos (localização, educação, vias, infraestrutura de transportes, serviços, uso da terra, turismo). Trata-se de um material geocartográfico destinado à compreensão da realidade local, a partir de um viés geográfico.

Além de atender aos professores, o atlas também pode ser utilizado por aqueles que desejam compreender a realidade local. “A Cartografia é essencial para uma pergunta que o ser humano sempre se fez desde o início do seu surgimento: onde eu estou, para onde eu vou, qual a distância. Então nesses dados essenciais, a partir de mapas, imagens de satélite, dessa nova cartografia que se apresenta, é que se tem respostas. Um estudo ambiental, um planejamento urbano, um estudo topográfico. Tudo vai usar a cartografia”, discorre.

Ela explica que a cartografia, hoje, está muito direcionada à pesquisa, e para o trabalho de empresas. “O professor acaba sendo deixado de lado, fica sem material. Ele é quem ensina a cartografia. Nós recebemos muitos alunos que têm dificuldade, até mesmo resistência, com a cartografia porque não aprenderam como deveria ser. Não é culpa de professor, da escola, mas da falta de instrumentos”, avalia Naomi.

Segundo ela, a cartografia foi muito “associada à cartografia tradicional, decorativa”, mas hoje existem muitas tecnologias disponíveis, como o Google Earth, softwares de geoprocessamento, plataformas gratuitas. “A própria Base Nacional Comum Curricular aponta como as tecnologias têm relação com o espaço cartográfico, o espaço geográfico. O professor tem de se atualizar e os alunos vêm com essa necessidade”, analisa.

O Atlas é apresentado como um modelo inicial, que pode ser testado por estudantes e professores e que podem propor melhorias para o material. Para a coordenadora do projeto, o Atlas tem o intuito de ser um material democrático e muito utilizado pelos professores de Foz do Iguaçu, mas que também pode ser adotado por outros municípios.

Extensão nas escolas

Além de disponibilizar o Atlas, a equipe coordenada pela docente também está oferecendo oficinas gratuitas para escolas do Ensino Fundamental, Médio e Universidades do município, dentro do projeto de extensão Ações de Divulgação e Avaliação do Atlas Escolar de Foz do Iguaçu. Os interessados em agendar oficinas podem entrar em contato com o grupo responsável pelo projeto por meio do site. As inscrições seguem até o dia 15 de agosto.