Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de estudos sobre ciência e fé cristã foi contemplado em edital internacional

Extensão

Livros enviados pela Sociedade Internacional de Ciência e Religião foram doados à Biblioteca da UNILA
publicado: 02/02/2023 13h17, última modificação: 02/02/2023 15h44

Temas relacionados à ciência e fé podem caminhar juntos? A Universidade pode ser esse espaço de discussão e interação sobre essas questões? De acordo com integrantes do projeto de extensão “Grupo de estudos sobre ciência e fé cristã” a resposta é que sim. O grupo de estudos está em atividade na UNILA desde 2020 e é aberto para a participação de toda a comunidade de Foz do Iguaçu.

O coordenador do projeto, professor Peter Löwenberg Neto, participou de um edital da Sociedade Internacional de Ciência e Religião, no ano passado. A chamada de inscrições era para concorrer ao recebimento de um conjunto de obras que discute temas interdisciplinares como ciência, filosofia e teologia. A iniciativa foi uma das 30 selecionadas entre instituições de educação superior da América Latina.

A coleção completa compreende 25 obras que os participantes do projeto doaram à Biblioteca da UNILA nesta semana. Esse material servirá de apoio para as atividades do projeto de extensão e, a partir de agora, está disponível para toda a comunidade. A curadoria dos livros foi feita pela Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC2). Peter afirma que o grupo de estudos ganha acesso a obras diversas que servirão para base de discussões em reuniões mensais que são realizadas de forma virtual.

“O nosso grupo tem como foco a religião cristã. Porém, o edital foi promovido por uma instituição que estuda essa relação entre ciência e religião de modo acadêmico”, diz o coordenador do projeto. Para este ano, o livro escolhido para discussões é “Mentes, Cérebros, Almas e Deuses: uma conversa sobre fé, psicologia e neurociência”, de Malcom Jeeves, obra que consta na lista de volumes recebidos. Além de Peter, também participam do projeto o professor da UNILA, Micael Alvino da Silva (coordenador adjunto), o ex-professor Osvaldo Antônio Haider Junior (atualmente membro externo) e estudantes Lara dos Santos Arco, Douglas Miguel Teixeira Machado e Mathias Mesquita Ramos, dos cursos de Medicina e de Matemática.

Ciência e fé como objeto de extensão universitária

A apresentação do projeto de extensão questiona que, atualmente, há uma interpretação comum na sociedade de que a ciência e a religião estão em conflito irreconciliável e que ambas competem de modo mutuamente exclusivo para explicar a realidade. A proposta do grupo de estudos é prezar pelo diálogo aberto, pelo não proselitismo, e pelo respeito mútuo e alto nível acadêmico. Como resultado, espera-se que os participantes do projeto adquiram referências para formar seus próprios entendimentos em questões práticas que envolvam ciência e fé cristã.

O grupo tem o apoio da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência e seu objetivo é discutir a temática ciência e religião cristã em Foz do Iguaçu, a partir da discussão de artigos e livros a respeito dos temas. A partir da aplicação de um questionário, o projeto também pretende estimar a visão individual da relação entre ciência e religião de uma amostra da comunidade do município.

De acordo com a proposta do projeto, espera-se que os participantes do grupo de estudos adquiram referências para formar seus próprios entendimentos em questões de ciência e fé cristã para que possam lidar com questões práticas, que auxiliem em questionamentos como: “É preciso renunciar à fé cristã para estudar ciências? A crença cristã atrapalha o desenvolvimento científico? A ciência é uma construção pura, neutra e satisfatória para a compreensão da realidade? O conhecimento científico é superior ao conhecimento bíblico? Como pensar a relação entre leis naturais e ação divina?”, entre outras questões em que todos estão convidados a participar.

O projeto de extensão disponibiliza acesso de participação dos interessados a partir de um grupo de Telegram, que pode ser acessado pelo link https://bit.ly/abc2Foz.