Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PROINT realiza pré-seleção para vagas de estágios no Mercosul

PROINT realiza pré-seleção para vagas de estágios no Mercosul

Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais - PROINT abre edital de pré-seleção de programa de estágios da Secretaria do Mercosul (PESM) 2024
publicado: 08/05/2024 21h41, última modificação: 08/05/2024 21h51

Por meio do EDITAL Nº 7/2024, a pró-reitoria de relações institucionais e internacionais - PROINT realiza seleção prévia para estudantes matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação da UNILA concorrerem a vagas no Programa de estágios da Secretaria do Mercosul (PESM 2024). O estágio oferece oportunidade para capacitação, pesquisa e aquisição de experiência, em um órgão do MERCOSUL, com sede em Montevidéu. A etapa da pré-seleção da PROINT é realizada pelo link do sistema inscreva da UNILA e está aberta no período de 8 a 14 de maio. Entre os requisitos necessários, para estudantes de graduação é estar matriculado entre o 2º e 6º período do curso. E no caso dos estudantes de pós-graduação ter concluído as disciplinas obrigatórias.

A seleção prévia para o PESM é realizada por parte das instituições acadêmicas conveniadas com a Secretaria do MERCOSUL. Cada universidade é responsável por pré-selecionar as candidaturas dos estudantes universitários interessados nas áreas indicadas no documento Vagas de Estágios na SM. Uma vez concluída a pré-seleção interna, a instituição acadêmica deverá enviar, até 24 de maio de 2024, até 3 (três) candidatos por vaga oferecida pela Secretaria do Mercosul.

As vagas do programa contemplam as seguintes áreas:  Setor de Assessoria Técnica (2), Setor de Normativa e Documentação – SND – Área de Normativa (1), Setor de Tecnologias da Informação e Comunicação – STIC (1), Unidade de Comunicação e Informação do MERCOSUL – UCIM (2) e Unidade Técnica FOCEM – UTF (2). (ver descrição das vagas disponíveis).

As atividades de estágio estão previstas para iniciar em agosto de 2024, na modalidade presencial, na sede do Mercosul, localizada na cidade de Montevidéu – Uruguai. A PROINT informa ainda que esta é uma etapa de pré-seleção, seguida de uma etapa de seleção a ser realizada pela Secretaria do Mercosul, e que não há previsão de pagamento de bolsas.

Com informações do site de MERCOSUR