Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Institucional de Iniciação Científica do Ensino Médio está com inscrições abertas

Pesquisa

Podem participar estudantes de escolas públicas de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu
publicado: 15/05/2018 09h00, última modificação: 11/01/2019 23h18

Estudantes do ensino médio de escolas públicas de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu têm uma nova oportunidade para participar de atividades de pesquisa científica. A UNILA abriu as inscrições para o processo de seleção do Programa Institucional de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM) 2018/2019. Os interessados têm até o dia 18 de junho para realizar a inscrição via Sistema Inscreva. O edital que regulamenta a seleção pode ser acessado aqui.

Inicialmente, a Universidade está ofertando cinco bolsas no valor de R$ 100 mensais. Entretanto, há a possibilidade de ampliação do número de bolsas custeadas pela UNILA. Além disso, a Instituição aguarda a confirmação de outras 12 bolsas que foram requeridas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As bolsas terão duração de 12 meses, de 1º de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019.

No momento da inscrição, o estudante deve indicar três grandes áreas do conhecimento nas quais tenha interesse de desenvolver pesquisa de iniciação científica. As opções são: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes. É necessário, ainda, apresentar o boletim escolar do primeiro bimestre de 2018 e uma declaração de matrícula comprovando que não terminará o ensino médio antes do encerramento da vigência da bolsa.

O processo seletivo será realizado com base na média de todas as notas do boletim apresentado na inscrição. Uma das novidades do edital deste ano é a possibilidade de o docente da UNILA indicar um estudante no momento da submissão da proposta de plano de trabalho. Dessa forma, caso a proposta do professor esteja classificada dentro do número de bolsas, o estudante indicado será automaticamente selecionado.

O desempenho dos estudantes selecionados será avaliado com base nos relatórios de atividades e na apresentação do trabalho na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNILA, edição de 2019. “O PIBIC-EM é uma oportunidade de os estudantes conhecerem a Universidade. Com esse primeiro contato com a pesquisa, quando eles ingressarem no ensino superior, já terão uma visão mais ampla de como a instituição funciona”, afirma o chefe do Departamento de Pesquisa da UNILA, Rodrigo Cantu de Souza.

Professores

Para participarem como orientadores do PIBIC-EM, os professores da UNILA devem realizar a inscrição até 18 de junho, pelo Sistema Inscreva. No ato da inscrição, o docente deve anexar o plano de trabalho e a declaração de produtividade intelectual, considerando dados de 2013 a 2018. No caso de indicação de estudante, é necessário anexar também uma carta de justificativa.

A avaliação e a classificação das propostas serão feitas a partir da análise do perfil do orientador e do plano de trabalho. A distribuição de bolsas entre estudantes e orientadores será realizada com base na correspondência entre suas classificações. Os estudantes mais bem classificados em uma área serão indicados como bolsistas dos docentes melhores classificados na mesma área, com exceção dos discentes indicados pelos orientadores no ato da submissão do plano de trabalho.

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, entre em contato com a coordenação do programa pelo e-mail ic@unila.edu.br ou pelo telefone (45) 3576-7301.

Histórico

Esta é a segunda edição do PIBIC-EM na UNILA. No ano passado, foram selecionados 13 estudantes do ensino médio, que, atualmente, desenvolvem atividades de iniciação científica em diversas áreas do conhecimento. Esses alunos irão apresentar os resultados de suas pesquisas na 1ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNILA, prevista para outubro.