Institucional
Luciano Severo, docente da UNILA, será coordenador executivo do Focem
O docente da UNILA Luciano Wexell Severo será o novo coordenador executivo da Unidade Técnica do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). Sua indicação foi aprovada durante a 66ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, realizada em Buenos Aires, no início de julho e a posse está marcada para quinta-feira (14), na sede do Mercosul, no Uruguai.

"Recebi a indicação com surpresa e agradecimento. O Focem é um instrumento nobre que, diante da atual conjuntura, deve ser protegido e potencializado. Assumo essa nova responsabilidade com humildade e entusiasmo", comentou Severo.
Desde 2023, Severo ocupa o cargo de subsecretário de Articulação Institucional, do Ministério do Planejamento e Orçamento. "De todos os técnicos que conheci no Ministério, não tem ninguém mais apaixonado, que conheça tanto e se dedique tanto à integração sul-americana”, disse a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet em seu pronunciamento. “Fico muito feliz.”
A candidatura de Severo recebeu apoio das chancelarias de todos os países membros do bloco: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. A designação foi anunciada na Embaixada do Brasil em Buenos Aires pela ministra em reunião com a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores; do embaixador Antônio José Ferreira Simões, delegado permanente do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) e ao Mercosul; e do diretor da Secretaria do Mercosul, Jimmy Voss, entre outras autoridades.
O Focem é um mecanismo de financiamento solidário do Mercosul, instituído em 2005, com o objetivo de promover a redução das assimetrias entre os países do bloco. Desde a sua criação, financiou mais de US$ 1 bilhão não reembolsáveis em dezenas de projetos, principalmente na área de infraestrutura física em regiões de fronteira. Durante a Cúpula do Mercosul, ao assumir a presidência pro tempore do Mercosul, o presidente Lula anunciou que "o Brasil trabalhará ativamente na estruturação do Focem 2, com o objetivo de consolidar uma nova etapa do fundo, mais robusto e ágil, para financiar projetos de integração regional".

- Simone Tebet e Severo durante a cúpula do Mercosul, na Argentina
Severo, que é docente do curso de Ciências Econômicas - Economia, Integração e Desenvolvimento da UNILA, desde 2011, foi responsável por propor e coordenar o Subcomitê de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano, grupo de trabalho do Ministério do Planejamento que desenhou as Rotas de Integração Sul-Americana, um dos principais projetos da ministra Simone Tebet. O economista representou o Ministério do Planejamento em eventos no Brasil e integrou comitivas oficiais a países da América do Sul. Também participou de viagens oficiais para a China e a Arábia Saudita e de uma expedição por terra até o Oceano Pacífico. Coordenou os Relatórios das Rotas de 2023, 2024 e 2025, além de ser o editor dos primeiros 25 números do Boletim Integração e Desenvolvimento Sul-Americano do Ministério.
“Para a UNILA, termos o professor Luciano Wexell Severo ocupando um cargo executivo e de planejamento dos projetos do Focem, reafirma a nossa missão institucional voltada à justiça social e à integração regional. Estou convencida de que ele poderá colaborar para os processos que beneficiem o desenvolvimento de toda a região”, afirmou a reitora Diana Araujo Pereira.
Formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Wexell Severo é doutor em Economia Política Internacional e tem experiência de mais de 20 anos em funções técnicas, de coordenação e de consultoria, relacionadas com integração comercial, produtiva, financeira e projetos de infraestrutura da América do Sul.
