Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo seletivo de estudantes indígenas inclui os de nacionalidade brasileira
conteúdo

Processo Seletivo

Processo seletivo de estudantes indígenas inclui os de nacionalidade brasileira

Decisão foi tomada pela Comissão Superior de Ensino; as inscrições foram prorrogadas até 25 de julho
publicado: 14/07/2021 09h26, última modificação: 14/07/2021 10h05

O Processo Seletivo de Indígenas (PSIN) foi alterado após a reunião da Comissão Superior de Ensino (COSUEN), realizada na última semana. Com a alteração, indígenas de nacionalidade brasileira passaram a ser incluídos neste edital, com mais nove outros países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O edital anterior se justificava pelo fato de que indígenas brasileiros já estavam contemplados com reserva de vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), porém a decisão da COSUEN resolveu inclui-los também no edital do PSIN.

Entre os documentos que deverão ser anexados no momento da inscrição está uma declaração de pertencimento do candidato a uma comunidade indígena, assinada pelas lideranças. O modelo desse documento está disponível no edital (anexo II).

Acesse aqui o edital que regulamenta o processo de seleção para o ingresso de indígenas.


Refugiados e portadores de visto humanitário

Também estão abertas, até 30 de julho, as inscrições para o processo seletivo de refugiados e portadores de visto humanitário (PSRH).

Acesse aqui o edital que regulamenta o processo de seleção para o ingresso de refugiados e portadores de visto humanitário.