Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeira empresa júnior da UNILA atua na área de eficiência energética

Primeira empresa júnior da UNILA atua na área de eficiência energética

A Exergética Jr. busca formas de produção de energia limpa e sustentável e soluções visando economia de energia
publicado: 16/03/2018 00h00, última modificação: 11/01/2019 23h19
Exibir carrossel de imagens estudantes durante minicurso no laboratório de engenharia

estudantes durante minicurso no laboratório de engenharia

Criada em 2015, a Exergética Jr. é a primeira empresa júnior da UNILA e conta, atualmente, com dez membros de três nacionalidades diferentes (Brasil, Colômbia e Paraguai). Vinculada ao curso de Engenharia de Energia, a empresa trabalha com projetos na área de eficiência energética, buscando formas de produção de energia limpa e sustentável e soluções visando a economia de energia.

A ideia de fundar a Exergética Jr. surgiu quando acadêmicos de Engenharia de Energia, em intercâmbio por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, conheceram a dinâmica de empresas juniores no exterior. Após voltarem ao Brasil, iniciaram o processo de implantação da empresa na UNILA. No ano passado, com o apoio da Exergética Jr., a segunda empresa júnior da Universidade - ligada ao curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar - iniciou suas atividades.

estudantes durante minicurso no laboratório de engenharia

O atual presidente da Exergética Jr., Victor de Oliveira, ressalta a importância da experiência prática oportunizada por empresas juniores. “O estudante que participa de uma empresa júnior durante sua graduação certamente sai mais preparado para o mercado de trabalho, pois tem a possibilidade de desenvolver habilidades de liderança e proatividade, além de aprender a trabalhar em equipe e a lidar com situações adversas. É a oportunidade de vivenciar como funciona uma empresa real mesmo estando ainda dentro da universidade.”

A empresa júnior não tem fins lucrativos. Dessa forma, os membros da Exergética Jr. não recebem nenhum tipo de remuneração. Os serviços prestados são de baixo custo e o valor cobrado é usado para cobrir as despesas do projeto e investido em melhorias para a própria empresa. “O cliente que nos contrata apresenta um problema e nós trabalhamos na solução, sempre com o apoio do corpo docente do curso. Já estivemos envolvidos em dois projetos externos: um na área de energia solar e outro de instalações elétricas prediais”, conta Oliveira. Além desses trabalhos, a Exergética Jr. já ofertou três minicursos sobre instalações elétricas prediais a acadêmicos da UNILA.

estudantes durante minicurso no laboratório de engenharia

Em sua organização interna, a empresa está dividida em quatro diretorias: Administrativa e Financeira; Projetos; Gestão de Pessoas; e Marketing. Após ser selecionado para integrar a Exergética Jr., o estudante participa de uma etapa de trainee, transitando pelos quatro setores. Após essa fase, o novo integrante é lotado na diretoria que mais teve afinidade. “Depois de seis meses de atuação, já é possível se candidatar ao cargo de diretor”, explica o presidente da empresa júnior.

De acordo com Oliveira, a empresa preza pela rotatividade dos ocupantes dos cargos de diretor e presidente. “O recomendável é que a pessoa fique no cargo de seis meses a um ano, pois a ideia é que todos que fazem parte da empresa júnior possam vivenciar todas as funções”. Além das diretorias e da presidência, a Exergética Jr. possui um conselho administrativo, que é hierarquicamente superior ao presidente.

Os interessados em contratar os serviços da empresa júnior do curso de Engenharia de Energia da UNILA podem ligar para (45) 99858-8032 ou mandar um e-mail para exergeticaejr@gmail.com.

Processo seletivo

Nesta sexta-feira (16), a Exergética Jr. abriu as inscrições para seu processo seletivo 2018. A empresa conta, neste momento, apenas com estudantes do curso de Engenharia de Energia, e o objetivo da seleção é ampliar as áreas de conhecimento de seus membros efetivos. Dessa forma, o processo seletivo, que recebe inscrições até o dia 23 de março, é aberto a acadêmicos de todos os cursos de graduação da UNILA. Acesse aqui o edital que regulamenta a seleção.

Para realizar a inscrição, o candidato deve enviar seu currículo para o e-mail exergeticaejr@gmail.com, com o assunto “Seleção 2018”. O processo seletivo consiste em três etapas - análise de currículo, dinâmica em grupo e entrevista -, sendo todas eliminatórias. Não há número predeterminado de vagas.

Os selecionados irão passar pela etapa de trainee, com duração de 16 semanas e início previsto para 23 de abril.