Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parlasul e UNILA aprovam a criação de Escola de Governo com foco na integração regional

Com atuação do Mestrado em Relações Internacionais, serão ofertados vários cursos de formação para cidadãos do bloco
publicado: 09/12/2021 08h13, última modificação: 09/12/2021 08h13

Os interesses comuns do Parlamento do Mercosul (Parlasul) – órgão legislativo de representação civil dos povos dos Estados que compõem o Mercosul – e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da UNILA resultaram na proposta de criação da Escola de Governo do Parlasul, que foi aprovada em sessão plenária ocorrida em Montevidéu, no mês de novembro.

A proposta, segundo o coordenador o PPGRI, professor Lucas Mesquita, é criar uma Escola de Governo que seja voltada para a oferta de cursos sobre integração, política internacional, relações internacionais, parlamentos regionais e políticas sociais, no âmbito do Mercosul e destinados a três grandes públicos: um mais amplo, pensando em cursos livres para o cidadão do Mercosul; um público mais especializado, com a oferta de cursos para o corpo técnico dos poderes executivos e legislativos; além de cursos de formação para membros do próprio Parlasul.

Inicialmente, serão ofertados cursos gratuitos, livres e abertos a toda a comunidade. A UNILA está trabalhando, neste momento, os detalhes internos de como serão realizadas essas formações, que devem estar disponíveis já em 2022. “Em breve vamos lançar os primeiros cursos e também organizar chamadas para quem quiser submeter propostas para o Parlamento”, explica Lucas.

O coordenador do PPGRI já adianta que o primeiro curso ofertado será sobre Integração Regional e Parlamentos. Essa ação está alinhada com a missão institucional da UNILA, que é a de formar recursos humanos aptos a contribuir com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente por meio do intercâmbio acadêmico e da cooperação solidária com países integrantes do Mercosul.