Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA emite nota de repúdio sobre atos terroristas em Brasília

UNILA emite nota de repúdio sobre atos terroristas em Brasília

Universidade repudia, com veemência, os atos golpistas ocorridos na tarde de 8 de janeiro de 2023
publicado: 09/01/2023 09h26, última modificação: 09/01/2023 09h26

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana repudia com veemência os atos golpistas que, na tarde de 8 de janeiro de 2023, foram perpetrados por criminosos que invadiram e destruíram os prédios dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, localizados em Brasília.

Para além dos inaceitáveis danos ao patrimônio público, é inadmissível que um grupo de terroristas queira calar a voz das urnas e queira destruir o Estado Democrático de Direito, pelo qual, no Brasil, muitos perderam suas vidas e tantos outros carregaram e carregam marcas dolorosas, profundas e inesquecíveis.

O evento criminoso resulta de um período de promoção do obscurantismo, de ataques à democracia e de estímulo ao ódio.

Medidas severas para punição de todos aqueles que participaram direta ou indiretamente dos atos antidemocráticos devem ser tomadas com celeridade. Forças democráticas de todos os estados brasileiros devem se unir para repudiar e para extirpar ações de semelhante caráter. As manifestações que teimam em não aceitar que a democracia é o regime pelo qual governa aqueles que foram eleitos não podem ser tratadas com leniência, para que eventos como os que vimos em Brasília jamais tornem a ocorrer.

A UNILA soma-se às vozes democráticas nacionais e internacionais que, neste momento, defendem nosso Estado Democrático de Direito.

Jamais hesitaremos em levantar nossa voz em defesa da democracia!

Foz do Iguaçu, 8 de janeiro de 2023.