Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos oferece 27 vagas para alunos regulares

Processo Seletivo

A primeira etapa do processo seletivo é a solicitação de carta de aceite ao possível orientador; o prazo dessa fase vai até 11 de setembro
publicado: 04/08/2022 09h04, última modificação: 04/08/2022 09h04

O mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos abre seleção para 27 vagas para alunos regulares ofertadas para o primeiro semestre de 2023. O programa distribui as vagas em três linhas de pesquisa: Práticas e Saberes (9 vagas), Trânsitos Culturais (7 vagas) e Fronteiras, Diásporas e Mediações (11 vagas). Podem participar da seleção candidatos que concluíram a graduação em qualquer área do conhecimento, interessados em fazer investigações que se vinculem com as linhas de pesquisa do programa.

A primeira etapa do processo seletivo consiste na solicitação de carta de aceite a possível orientador (lista disponível no edital), momento em que o candidato deve apresentar ao docente um resumo da proposta do projeto de pesquisa a ser desenvolvido. Podem ser enviadas quantas cartas o candidato quiser para os professores que se alinharem ao projeto de pesquisa e somente poderão participar da segunda etapa de inscrições os candidatos que receberem o aceite de um possível orientador. A etapa de envio de cartas de aceite segue até o dia 11 de setembro. O cronograma das demais etapas do processo seletivo, que compreendem análise do projeto de pesquisa e entrevista a distância, podem ser conferidas no edital de seleção.

Do total de vagas disponíveis, 14 são destinadas à ampla concorrência e 13 para a política de ações afirmativas, sendo reservadas nove vagas para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas) e pessoas com deficiência. Haverá ainda uma vaga adicional para candidatos indígenas, uma vaga para candidatos quilombolas, uma vaga para candidatos autodeclarados trans e uma vaga para pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário

Para mais informações, consulte o edital.

Conheça mais sobre o mestrado consultando a página do PPGIELA.