Processo Seletivo
Mestrado em Literatura Comparada está com inscrições abertas até 3 de novembro
O mestrado em Literatura Comparada está com inscrições abertas para alunos regulares, com ingresso para o primeiro semestre de 2021. Os interessados devem inscrever-se até o dia 3 de novembro, pelo Sistema on-line da UNILA, o SIGAA, que pode ser acessado neste link. Estão sendo ofertadas 20 vagas, distribuídas entre as duas linhas de pesquisa do mestrado: Narrativas, diásporas, memória e história; e Temas, imagens e transculturalidade.
Do total das vagas disponíveis, 12 são destinadas à ampla concorrência; três são reservadas a candidatos não brasileiros, exclusivamente oriundos de países latino-americanos e caribenhos; quatro vagas são direcionadas à modalidade de ação afirmativa; e uma vaga é voltada para candidatos refugiados e/ou portadores de visto humanitário. Na fase de inscrição, o candidato deve encaminhar a solicitação de formulário de anuência a um ou mais docentes do programa, junto com resumo do projeto de pesquisa e currículo Lattes. No sistema de inscrição, o candidato pode anexar até dois formulários de anuência.
O processo seletivo consta de duas fases, ambas eliminatórias e classificatórias. A primeira é a análise do projeto de pesquisa e do currículo; e a segunda fase é uma entrevista a distância, via conferência web da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), que será realizada entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro. O resultado final deve ser divulgado até o dia 10 de dezembro.
- Acesse aqui o edital do processo seletivo (em português e em espanhol) e os anexos.
PPGLC
O Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC) tem como área de concentração a temática "Poéticas e narrativas latino-americanas". Assim, promove estudos comparatistas transdisciplinares centrados nas articulações entre as áreas de Letras e Artes, História, Geografia, Filosofia, Antropologia, Sociologia e disciplinas afins, com base em produções poéticas e em narrativas de autores latino-americanos. As pesquisas e reflexões devem contribuir para a compreensão dos processos de construção simbólica e material de identidades híbridas, por meio da produção estética, textual e multimodal do continente, no contexto caracterizado pelas diásporas e pelas diversidades linguístico-culturais próprias da América Latina.
- Para mais informações sobre o mestrado, acesse a página do Programa.