Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Economia está com inscrições abertas para alunos regulares
conteúdo

Processo Seletivo

Mestrado em Economia está com inscrições abertas para alunos regulares

Os candidatos brasileiros devem inscrever-se através do exame da Anpec e os estrangeiros, por meio do sistema próprio da UNILA
publicado: 16/07/2021 10h12, última modificação: 16/07/2021 10h12

O Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) está com inscrições abertas para alunos regulares, com oferta de 12 vagas, sendo seis destinadas a candidatos brasileiros e seis para candidatos estrangeiros, cujas seleções obedecem a regras distintas. As aulas estão programadas para iniciar em fevereiro de 2022. O PPGE tem duas linhas de pesquisa: Macroeconomia e desenvolvimento; e Economia do bem-estar social.

A seleção de candidatos brasileiros ou de estrangeiros graduados no Brasil será feita com base nos resultados do Exame de Seleção Nacional da Anpec (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia), cujas provas online serão realizadas nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. As inscrições para o Exame estão abertas até o dia 20 de agosto, no site da instituição. De acordo com informações da Anpec, podem inscrever-se para realizar a prova portadores de diploma de graduação de qualquer área do conhecimento, e essa etapa é fundamental para quem pretende concorrer a uma vaga em cursos de mestrado e doutorado em Economia. Acesse aqui o manual do candidato para o Exame de Seleção Nacional da Anpec 2022.

Já no caso dos estrangeiros – aqueles cuja graduação foi realizada fora do Brasil –, o candidato pode optar por apresentar documentos em português ou espanhol, e pode participar das etapas de seleção utilizando qualquer um desses dois idiomas. As inscrições seguem até o dia 30 de agosto e devem ser feitas pelo sistema da UNILA. O processo seletivo para estrangeiros terá três fases: a primeira consta de análise de projeto de pesquisa; a segunda inclui prova escrita, no dia 23 de outubro; e a última fase é uma entrevista a distância, marcada para 30 de novembro. O resultado final da seleção será divulgado no dia 10 de dezembro. Acesse aqui o edital do processo seletivo de candidatos estrangeiros

PPGE

O Programa de Pós-Graduação em Economia possui área de concentração em Economia Aplicada e apresenta duas linhas de pesquisa: Macroeconomia e desenvolvimento; e Economia do bem-estar social. A primeira está articulada a estudos sobre políticas macroeconômicas e desenvolvimento econômico; economia internacional; economia monetária; teorias do crescimento e desenvolvimento econômico; formação, evolução e distribuição da renda; e economia regional. A linha de pesquisa em Economia do bem-estar social, por sua vez, debate temas como economia da educação e da saúde; e criminalidade, pobreza e desigualdade de renda na América Latina. 

Para mais informações, acesse a página do PPGE. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail secretaria.ppge@unila.edu.br.