Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Matrícula de novos estudantes convocados via Sisu prossegue até quarta-feira (20)
conteúdo

Vida Universitária

Matrícula de novos estudantes convocados via Sisu prossegue até quarta-feira (20)

Na espera para a matrícula, sonhos, expectativas e ansiedade dos novos alunos dividem espaço com o orgulho dos muitos pais e mães que vieram acompanhar os filhos
publicado: 18/02/2019 18h00, última modificação: 19/02/2019 10h41

O auditório da UNILA – Jardim Universitário ficou lotado de estudantes, muitos acompanhados dos pais, no primeiro dia de matrículas para os calouros de 2019. No burburinho, a mistura de sotaques dá uma mostra da diversidade, que também se estende às idades dos novos alunos da UNILA.

Isabella Lorena, caloura de BiotecnologiaAinda a ser explorada pela grande maioria, a UNILA já não é uma novidade para Isabella Caroline Sachini Lorena, de 17 anos, moradora de Santa Terezinha de Itaipu. Ela passou pela experiência de ser bolsista de Iniciação Científica da Universidade, desenvolvendo um projeto na área que escolheu – a Biotecnologia – ainda no ensino médio (leia mais). “Com esse projeto, eu consegui ver a UNILA de outra forma, com um novo olhar. Foi muito interessante e muito inovador para mim”, conta, com um sorriso de orelha a orelha. “Fiz um ano de projeto, convivendo com professores, estudantes, olhando espaços, vendo como é a forma de a UNILA se organizar. Esse projeto de integração foi muito lindo, com pessoas da Colômbia, da Bolívia. Foi sensacional pra mim”, completa.

Depois de um ano como bolsista, Isabella apresentou os resultados de seu trabalho na escola onde estudou e se tornou referência para os colegas, que passaram a conhecer melhor a UNILA, a atuação da Universidade e suas forma de ingresso, via Sisu. O projeto também ajudou a jovem estudante a ter a certeza de que o sonho de estudar ciências e, mais recentemente, Biotecnologia podia se tornar realidade. “Foi algo que me encantou e eu me apaixonei. Eu já amo a UNILA.”

Celular em mãos, o pai, Jonato, orgulhoso, acompanhou – e registrou – a filha na matrícula. “Todo esforço tem recompensa. E aí está a recompensa. Ela é bem aplicada e merece um futuro brilhante”, elogia.

Beatriz Soares de PaulaDiferente de Isabella, que mora bem ao lado de Foz do Iguaçu, Beatriz Soares de Paula, veio da distante Divinópolis, Minas Gerais, mas tem em comum o mesmo entusiasmo por estudar aquilo que sempre sonhou. Ela escolheu Cinema e Audiovisual.

Quando comecei o ensino médio, ficava imaginando como seria sair todo dia de casa e exercer uma profissão. Então, tem de ser uma coisa que você gosta de verdade, porque senão vai trabalhar daquela maneira vexada. Eu não consegui me imaginar fazendo outra coisa na vida”, comenta.

Sobre escolher a UNILA, Beatriz conta que um dos motivos foi a grade curricular do curso. “É bastante diferente. Tem espanhol e estuda o cinema latino-americano, que não é abordado nas outras faculdades. Na hora de escolher, eu senti que era pra cá que eu viria. Estou esperançosa de que vai ser uma experiência nova e gratificante. Aprender uma língua nova e conviver com estudantes de outros países é uma mistura cultural muito boa e eu estou ansiosa para conhecer”, considera.

Caroline Moreira Rodrigues, caloura de Cinema e AudiovisualFutura colega de Beatriz no curso de Cinema e Audiovisual, Caroline Moreira Rodrigues quer aprimorar a sua "cultura visual", como ela mesmo diz. Surda, Caroline escolheu a carreira por afinidade e estimulada pelas experiências de amigos. “Eles são referência para mim hoje e me ajudaram a compreender a importância de buscar me aprofundar e me apropriar mais”, contou. Na matrícula e na entrevista à SECOM, ela foi acompanhada pelo intérprete de Libras Anderson Gonçalves Guimarães. “Eu acredito que nós, surdos, portemos uma cultura visual já inserida em nós e, por isso, faz parte do nosso ser. A área de Cinema também vai me desenvolver em diversas outras áreas, sobretudo na questão da criatividade e da produção, que de certa forma eu já tenho desenvolvido, já é algo mais natural, algo próprio”, comentou.

Embora tenha afinidade – e facilidade – com as artes visuais, fotografia e design, ela sabe que terá de se esforçar. “Não significa que eu, como uma pessoa deficiente, não vá passar por problemas, por lutas ou que eu também não terei desafios. Com certeza, tem muita coisa para ser superada e para ser vencida. Mas, antes de qualquer coisa, temos de lembrar a importância da arte, acima de tudo nas nossas vidas”, ensina.

Igor de Jesus Reis, calouro de Letras, Artes e Mediação CulturalIgor de Jesus Reis, que é do Rio de Janeiro, também se interessa por artes e escolheu Letras - Artes e Mediação Cultural para cursar. Ele conta que se apaixonou por Foz do Iguaçu quando veio passear por aqui e viu na UNILA uma oportunidade para unir aquilo que gostaria de estudar à cidade que o conquistou. Além disso, para ele, a questão da falta de segurança no Rio também pesou na escolha. “Aqui parece bem mais tranquilo. Estou com muitas expectativas. O curso está nas áreas em que mais me adéquo: literatura, integração cultural, artes – sou apaixonado por artes”, explica. Ele começou outro curso em uma universidade particular, mas optou pelo ensino público. “Escolhi uma universidade pública pela integração cultural e porque numa universidade particular é muito limitada a capacidade de questionar. As pessoas ficam muito engessadas. E como sou muito acostumado a estudar em escola pública, não questionar não é uma opção viável pra mim”, completou.

Gabriel Brugues Soares, calouro de Engenharia de EnergiaGabriel Brugues Soares, calouro de Engenharia de Energia, preferiu ficar “em casa”. Ele mora em Foz do Iguaçu e, no momento de escolher uma carreira, optou por um curso que unisse o que acredita ser sua vocação – a engenharia – com a vontade de colaborar para melhorar o planeta. “Imaginei: tem tanta energia que pode ser utilizada, e é bom ter sustentabilidade para o planeta, para a preservação do planeta”, explicou. “Analisei bastante o curso que estava querendo e gostei do currículo, do programa, assisti a vídeos. Estava ansioso, mas deu tudo certo. Busco fazer o meu melhor.”

Matrícula

A matrícula dos aprovados na chamada regular do Sisu prossegue até quarta-feira (20), das 8h às 19h30 (sem interrupções), no auditório da unidade Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000).

Os estudantes que concorreram no sistema de cotas – pretos, pardos e pessoas com deficiência – deverão passar pelas bancas de validação antes de realizar a matrícula.

Os candidatos ou seus procuradores devem apresentar os originais da documentação anexada ao formulário eletrônico para validação. Se o candidato for menor de idade, deverá estar acompanhado do responsável legal. Para o atendimento, estão sendo distribuídas senhas.

Na matrícula, os novos alunos irão receber o Manual do Calouro e a programação de atividades de recepção e acolhimento. Os que desejarem poderão participar de visitas guiadas às unidades da UNILA, aos locais onde são desenvolvidas ações de extensão e pelos principais pontos da cidade. Para a visita, basta preencher o formulário disponível no momento da matrícula.