Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Líderes populares latino-americanos reúnem-se com mais de 1.500 ativistas em Foz do Iguaçu

Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos marca a retomada da articulação entre organizações populares, movimentos, sindicatos e partidos
publicado: 20/02/2024 13h00, última modificação: 21/02/2024 12h16

Mais de 1.500 ativistas e líderes de organizações políticas, movimentos populares, sindicatos e partidos políticos reúnem-se nesta quinta e sexta (22 e 23), em Foz do Iguaçu, para a Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos. O ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica e a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez confirmaram presença no evento.

A Jornada será realizada no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu e tem início às 8h30, com a solenidade de abertura e conferência “Crise sistêmica do capitalismo e as ameaças à paz e à soberania dos povos”. Um dos pontos altos do encontro será o ato político-cultural com as autoridades de governos e dirigentes de movimentos populares, na sexta-feira, às 19h30. A programação completa e outras informações podem ser consultadas no site jornadadelospueblos.org.br.

Apoiadora do evento, a UNILA produziu um episódio da série Charla, com Roberto Baggio, integrante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), pelo Paraná. Ele foi entrevistado pela docente Suellen Péres de Oliveira, pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais da UNILA. A conversa teve como tema “Integração dos povos na prática dos movimentos sociais” está disponível no canal da UNILA no YouTube.

“Vamos nos reunir com todas as organizações sociais, sindicatos, movimentos estudantis e partidos políticos possíveis para conversar e intercambiar sobre os problemas comuns da ‘Nuestra América’ e dos caminhos para o futuro. Por cima das diferenças que possamos ter, temos um conjunto de interesses comuns. Em Foz do Iguaçu, onde se juntam as fronteiras, vamos juntar a esperança”, declarou Pepe Mujica sobre o encontro. Durante o evento, o ex-presidente uruguaio, juntamente com Francia Marquez, também falarão à comunidade acadêmica da UNILA, no dia 23, às 17 horas, no auditório da UNILA-Jardim Universitário.

Além de Mujica, devem participar do evento João Pedro Stedile, membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Rafael Freire, secretário geral da Confederação Sindical das Américas; Bernadette Esperança, da coordenação nacional da Marcha Mundial das Mulheres; e Karin Nansen, presidente da Amigos da Terra Internacional; entre outros líderes.

A Jornada é organizada pela ALBA Movimientos, Assembleia Internacional dos Povos (AIP), Confederação Sindical das Américas (CSA), Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, Unioeste e UNILA.