Vida Universitária
Intercâmbio na República Tcheca impulsiona trajetória acadêmica e profissional de estudante da UNILA
Participar de um intercâmbio durante a graduação pode ser um divisor de águas na formação de um estudante. Além de ampliar horizontes acadêmicos e culturais, a experiência contribui para o desenvolvimento de novas habilidades. Foi com esse olhar que a estudante de Relações Internacionais e Integração da UNILA, Viviane Abus, decidiu embarcar para a República Tcheca, onde vem construindo uma experiência que vai muito além da sala de aula.
O intercâmbio de Viviane na Universidade de Hradec Králové (UHK) teve início em 2024. A oportunidade foi possível porque a UNILA conta com um acordo bilateral com a Faculdade de Filosofia da UHK, que permite o envio de dois estudantes por semestre para a universidade tcheca. Desde 2018, 18 estudantes da UNILA já participaram deste programa de mobilidade.
Para Viviane, que já havia feito intercâmbio no Ensino Médio, a ida para a UHK representou uma chance de aprofundar sua formação internacional. "A UNILA já tem esse espírito de internacionalização, mas eu queria expandir isso ainda mais. O intercâmbio veio para complementar minha formação acadêmica e proporcionar um crescimento pessoal e profissional enorme", afirma.
Superando desafios
O processo de seleção para o intercâmbio exigiu dedicação. Além do bom desempenho acadêmico, Viviane se destacou em atividades de iniciação científica e eventos universitários, o que fortaleceu sua candidatura. "Sempre estive ativa na Universidade, participando de iniciação científica, ajudando professores e me engajando em diversas atividades. Isso me ajudou muito no processo seletivo", explica.
A jornada, no entanto, não foi isenta de desafios. A burocracia para obtenção do visto foi um dos momentos mais difíceis. "As informações eram escassas e a comunicação com o departamento responsável na UHK não era imediata. Foi um período de muita ansiedade, mas que no final deu tudo certo", relembra a estudante.
Quando Viviane concorreu à Mobilidade na UHK, o Edital não garantia o acesso a nenhum tipo de bolsa. Mesmo sem este auxílio, Viviane decidiu seguir com recursos próprios, economizados ao longo dos anos. De acordo com informações da Seção de Mobilidade Acadêmica, atualmente os editais de intercâmbio com a UHK contam com bolsa.
Conquistando oportunidades
Durante sua permanência na UHK, o envolvimento de Viviane com a instituição abriu portas para novas oportunidades. O desempenho acadêmico e a participação em projetos garantiram a ela uma bolsa para continuar no intercâmbio por mais dois semestres. Além disso, recentemente a estudante conquistou um estágio no departamento de Relações Internacionais da universidade.
Seu papel no departamento é auxiliar outros estudantes internacionais. “A UHK é extremamente internacional. Tem, em média, 200 alunos internacionais, que moram no dormitório da faculdade. Além disso, todos os semestres eles sempre recebem um número muito grande de intercambistas. E há muitas oportunidades para esses alunos se envolverem em projetos e ações, muitas delas com auxílios financeiros”, ressaltou Viviane.
Durante o intercâmbio, Viviane também conheceu o Erasmus Plus, um programa da União Europeia que oferece treinamentos e formações livres em diversas áreas, cobrindo custos como transporte, alimentação e hospedagem. "No início, eu achava que não era real. No Brasil, não temos nada parecido. Mas fui pesquisando e participei do meu primeiro treinamento na Alemanha, onde aprendi técnicas de desenho contra o discurso de ódio", conta. A experiência não parou por aí. Viviane participou de treinamentos na Áustria, Espanha, Hungria, Polônia e Holanda. Com o tempo, assumiu a liderança de algumas dessas atividades e ajudou a organizar um evento do Erasmus Plus em Hradec Králové. "O programa me permitiu viajar e aprender ao mesmo tempo. Conheci muitas pessoas e criei redes que podem me ajudar no futuro profissional ou acadêmico", destaca.
Além da vivência universitária, Viviane encontrou oportunidades profissionais. "Me tornei professora de inglês para tchecos em uma escola de idiomas. Trabalho cerca de cinco horas por semana e isso é suficiente para cobrir meus custos de vida aqui, além de conseguir conciliar com os estudos e outras atividades da Universidade", relata.
A experiência, aliada ao seu interesse por internacionalização acadêmica, ajudou a estudante a enxergar um novo caminho para sua carreira. Agora, prestes a retornar à UNILA para concluir sua graduação, Viviane já planeja voltar à República Tcheca como aluna regular. "Pretendo voltar para me tornar aluna regular e fazer um bacharelado em Ciência Política. Futuramente, gostaria de fazer um mestrado na Alemanha. Esta experiência me fez ter muito contato com a cultura alemã, algo que antes parecia ser muito distante", afirma. Além disso, ela pretende compartilhar seu conhecimento com outros estudantes da UNILA, incentivando-os a fazer intercâmbio e acessar programas como o Erasmus Plus.
Como participar de um intercâmbio
A UNILA disponibiliza diversas oportunidades de mobilidade acadêmica para estudantes que desejam expandir seus horizontes acadêmicos e culturais. Por meio de convênios com instituições parceiras no Brasil, em outros países da América Latina e do Caribe e em outros continentes, a Universidade possibilita que seus alunos tenham experiências internacionais e nacionais enriquecedoras.
As vagas para mobilidade são negociadas semestralmente entre a Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT) e as universidades parceiras. Para acessar a lista completa de oportunidades, os interessados devem consultar os editais de mobilidade, que são publicados na página da Seção de Mobilidade Acadêmica.
Os editais internacionais são divulgados entre março e abril (para oportunidades para mobilidade no segundo semestre letivo) e entre setembro e outubro (para vagas para mobilidade no primeiro semestre letivo). Além das oportunidades internacionais, a UNILA também participa do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica, que permite a estudantes realizarem intercâmbio em universidades brasileiras.
Mais informações sobre os programas podem ser obtidas diretamente com a Seção de Mobilidade Acadêmica, pelo e-mail mobilidade.proint@unila.edu.br ou pelo WhatsApp +55 45 3522-9665.
Viviane participou de uma entrevista com a equipe da Seção de Mobilidade Acadêmica. Confira na íntegra: