Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para o Processo Seletivo de Estudantes Indígenas estão abertas até 9 de junho

Processo Seletivo

Desde 2018, a UNILA realiza seleção voltada para ingresso de estudantes pertencentes a aldeias, comunidades e grupos indígenas
publicado: 19/04/2023 09h01, última modificação: 19/04/2023 09h01

A UNILA está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Estudantes Indígenas (PSIN). Para ingresso no ano de 2024, a Universidade oferta 114 vagas, em 29 cursos de graduação, para estudantes latino-americanos e caribenhos residentes em aldeias, comunidades e grupos indígenas. Candidatos brasileiros também podem fazer parte da seleção. Todas as informações sobre o processo estão na página do PSIN.

Modalidade de ingresso de estudantes indígenas é única no Brasil, sem necessidade de provas ou deslocamentos até a universidadeDesde 2018, a Universidade realiza seleção voltada para ingresso de estudantes pertencentes a aldeias, comunidades e grupos indígenas. Embora outras universidades tenham processos seletivos voltados para indígenas, de acordo com o professor Clovis Brighenti, integrante da banca de seleção de alunos indígenas, a modalidade de ingresso da UNILA é única no Brasil. "Os candidatos não precisam se deslocar para fazer prova ou vestibular. A avaliação é realizada por meio das notas cursadas no Ensino Médio e valorizando os saberes e práticas utilizados nas escolas indígenas, permitindo que indígenas presentes em diferentes países e em diferentes estado brasileiros possam concorrer às vagas e em condições de igualdade", destacou. Atualmente, 116 estudantes indígenas selecionados pelo PSIN estudam na UNILA.

A inscrição do PSIN está aberta até o dia 9 de junho e é totalmente online e gratuita. Os interessados devem acessar a página da UNILA e, após ler o edital, realizar um cadastro online no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). No momento da inscrição, é necessário anexar alguns documentos pessoais digitalizados, entre eles a Declaração de Pertencimento à Comunidade Indígena, que deverá ser assinada por pelo menos uma liderança. Cada candidato poderá escolher duas opções de curso.

A avaliação dos candidatos será realizada por meio das notas das disciplinas cursadas no Ensino Médio, ou equivalente, não sendo necessário realizar nenhuma prova ou vestibular. Os cursos da UNILA são presenciais e ofertados na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Conforme o Edital, os primeiros candidatos classificados em cada curso serão selecionados para o recebimento de auxílios estudantis, como vagas temporárias em alojamento e subsídio financeiro para alimentação.

Mais informações na Página do PSIN ou pelo e-mail seleccion.al@unila.edu.br.