Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições do Enem são prorrogadas e podem ser feitas até quarta-feira (27)

Inscrições do Enem são prorrogadas e podem ser feitas até quarta-feira (27)

As datas das provas também sofreram alteração; mudanças foram provocadas pela pandemia de Covid-19
publicado: 22/05/2020 16h30, última modificação: 22/05/2020 16h49

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram para a próxima quarta-feira, 27 de maio, o prazo para as inscrições do Enem 2020. As inscrições devem ser feitas pelo endereço enem.inep.gov.br.

As datas das provas também sofreram alteração. Anteriormente programadas para novembro, as provas, agora, serão realizadas de 30 a 60 dias depois.

As alterações foram provocadas pela pandemia de Covid-19, que levou à suspensão das aulas em todo o país. Embora as escolas particulares estejam oferecendo conteúdos por ensino remoto, isso não é uma realidade para boa parte dos estudantes de escolas públicas, que não têm acesso aos conteúdos que serão exigidos no Enem.

Uma das novidades deste ano é que a prova terá aplicação digital. Neste primeiro ano, as provas digitais são opcionais e estarão disponíveis para até 100 mil candidatos, que poderão realizar o exame em várias datas ao longo do ano, por agendamento. A implantação do Enem Digital será progressiva, com previsão de consolidação em 2026.

Podem participar do Enem 2020, os estudantes que já concluíram ou estão concluindo o ensino médio e pretendem fazer a graduação em uma universidade pública.

Com a nota do Enem, o estudante pode participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizado pela UNILA para a seleção de estudantes brasileiros para todos os 29 cursos que oferece. O número de vagas total depende do processo seletivo internacional, sendo, no mínimo, 708 vagas anuais para brasileiros.

Além do Sisu, a nota no Enem pode ser utilizada em programas de bolsa de estudos e/ou de financiamento estudantil como o Prouni e o Fies. O exame também pode ser uma referência para autoavaliação do estudante.