Institucional
Está aberto o prazo para envio de ações ao Orçamento Participativo da UNILA
Já está disponível a toda a comunidade acadêmica a chamada interna que regulamenta o Orçamento Participativo da UNILA para 2026. Coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN), a iniciativa chega à sua terceira edição buscando promover a construção colaborativa e transparente das alocações orçamentárias da Universidade.
O foco de todo o processo é criar um espaço de diálogo e debate em torno do orçamento institucional. “Para esta edição, nossa expectativa é repetir os anos anteriores e receber propostas que movimentem as ações de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação e pós-graduação da UNILA, ampliando o acesso aos recursos para essas atividades”, salienta o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Giuliano Silveira Derrosso.
O Orçamento Participativo tem, ainda, entre seus objetivos centrais fortalecer o engajamento da comunidade acadêmica no processo de discussão e definição das ações orçamentárias da Universidade. “A importância disso está na indução de atividades finalísticas de interesses dos cursos de graduação e pós-graduação. Propostas criadas pelo próprio colegiado do curso que vão ser debatidas e votadas por toda comunidade acadêmica, priorizando as ações de maior interesse institucional”, ressalta Derrosso.
Fases do processo
As propostas de ações orçamentárias para o ano que vem devem ser enviadas via Inscreva, até o dia 30 de setembro. Podem realizar a submissão cursos de graduação e pós-graduação, colegiados do Ciclo Comum e institutos. Cada proposta não deve exceder o valor de R$ 30 mil. Além disso, para possibilitar uma distribuição mais abrangente de recursos, será aprovada apenas uma ação por curso ou instituto.
Ao final do prazo de inscrições, o Departamento de Programação e Controle Orçamentário (DPCO) irá organizar as propostas, consolidando aquelas de mesma natureza. Na sequência, em 2 de outubro, ocorre uma audiência pública para apresentação das diretrizes orçamentárias da UNILA, do planejamento institucional e das propostas de emenda ao orçamento aprovadas.
A fase seguinte é a votação eletrônica das propostas, que ficará aberta de 3 a 20 de outubro. Cada integrante da comunidade acadêmica poderá votar em até três ações. A divulgação do resultado, com a relação das propostas classificadas de acordo com o número de votos, está prevista para 20 de outubro. Para finalizar o processo, a proposta orçamentária da UNILA será enviada, em novembro, ao Conselho Universitário (CONSUN) para deliberação.
Histórico do Orçamento Participativo
Somando-se a edição piloto (lançada em 2023, com impacto orçamentário em 2024) e a do ano passado (com impacto orçamentário em 2025), o Orçamento Participativo da UNILA já teve R$ 600 mil investidos em ações
propostas pela comunidade acadêmica, assegurando, sempre, que o orçamento esteja em plena consonância com as necessidades e planejamento institucionais. Em 2024, a votação eletrônica das propostas contou com a participação de 860 membros da comunidade acadêmica, que puderam escolher entre 15 ações classificadas.
“Passado o primeiro edital, aprimoramos alguns processos institucionais, incluindo a criação de uma Central de Compras e, com isto, foi possível perceber o movimento dos cursos nas ações propostas pelo Orçamento Participativo. Seja através de realização de alguns eventos, como o Congresso de Educação em 2024 ou o Centenário da Coluna Prestes, ou mesmo na aquisição de materiais bibliográficos (livros) e investimentos na infraestrutura, como a academia ao ar livre, é possível perceber o legado do Orçamento Participativo no dia a dia da Universidade, dando maior dinamismo para a comunidade acadêmica e o uso dos recursos orçamentários”, enfatiza o pró-reitor.
De acordo com Derrosso, o edital deste ano teve apenas pequenos ajustes, em comparação ao do ano passado. Houve a incorporação das normativas referentes aos laboratórios publicadas pela Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico (SACT) e pela Prefeitura Universitária, no caso da submissão de propostas relacionadas a esses espaços.
