Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe de projeto da UNILA e voluntários farão limpeza na praia de Santa Terezinha de Itaipu
conteúdo

Extensão

Equipe de projeto da UNILA e voluntários farão limpeza na praia de Santa Terezinha de Itaipu

Ação ambiental tem por objetivo recolher lixo plástico e outros materiais nas margens e águas do lago
publicado: 09/12/2022 08h00, última modificação: 08/12/2022 18h04

A praia de Santa Terezinha de Itaipu será palco de uma atividade ambiental para a coleta de plásticos e outros materiais poluentes. A ação será realizada neste sábado (10), a partir das 14h, por voluntários e integrantes do projeto Yporã e está aberta à participação da comunidade em geral.

O projeto tem foco em questões ambientais e essa será a sua primeira ação de campo, que tem por objetivo coletar o lixo das margens e das águas do lago. Em guarani, y-porã significa “água boa, água bonita”. “A água que sempre correu nesta região quando habitada por povos com grande visão e consciência”, comenta o docente Thiago Bolivar, coordenador do projeto. “A atividade deste sábado, em si mesma, tem grande potencial educativo, tanto para quem participa, como para quem observa a ação”, avalia.

A praia de Santa Terezinha está localizada às margens do lago de Itaipu, que tem extensão de quase 1.400 quilômetros quadrados, atingindo mais de 150 quilômetros entre seus extremos norte e sul. A praia, ressalva o coordenador, é bastante limpa. “Mas, ainda assim, nossos registros mostram que é necessária uma maior conscientização de seus frequentadores.” A atividade deste sábado poderá ser cancelada caso haja previsão de chuva moderada a forte.

As atividades do projeto prosseguem a partir de fevereiro de 2023 com a limpeza de rios e outros corpos d’água em Foz do Iguaçu, ações de reflorestamento e ações educativas com objetivo de reduzir a poluição provocada, principalmente, por produtos plásticos.