Você está aqui: Página Inicial > Notícias > EDUNILA suspende edital de fluxo contínuo e abre novas modalidades
conteúdo

Institucional

EDUNILA suspende edital de fluxo contínuo e abre novas modalidades

Suspensão tem início em agosto, quando serão publicadas chamadas para recebimento de cartilhas e manuais didáticos, além de obras de cunho comunitário
publicado: 16/07/2019 19h00, última modificação: 17/07/2019 10h23

A Editora da UNILA (EDUNILA) irá suspender o recebimento de obras em fluxo contínuo entre 13 de agosto e março de 2020. A suspensão integra uma série de ações aprovadas pelo Conselho Editorial. Neste período de sete meses, a editora receberá submissões de outro tipo de publicação: cartilhas, manuais didáticos e obras de cunho comunitário.

Com base nos editais de fluxo contínuo, publicados desde 2015, a EDUNILA já lançou nove obras – cinco eletrônicas de livre distribuição e quatro impressas. Atualmente, a equipe se prepara para lançar mais três.

Uma das preocupações do Conselho Editorial é a “fila” de trabalhos inscritos, aguardando processos administrativos e de editoração. Atualmente, há 18 obras em diversas fases do processo – análise pelo Conselho, indicação de pareceristas, pareceres e para adequação. “Neste momento, é necessário pausar a recepção das obras para poder fazer um planeamento adequado das publicações”, explica o coordenador da editora, Mario René Rodríguez Torres. Segundo ele, “a medida permitirá controlar melhor o tempo do processo de publicação e definir mais estrategicamente as datas dos lançamentos”, complementou.

Além da suspensão do recebimento, para agilizar o processo a EDUNILA busca participar de editais de incentivo à publicação abertos por entidades de fomento. Uma destas participações já teve bons resultados com a aprovação de recursos provenientes da Fundação Araucária.

Manuais e populares

No período em que a submissão de livros científicos estará suspensa, a EDUNILA receberá obras que se enquadrem em duas de suas coleções: manuALes e popuLAres.

A primeira permite que autores e organizadores proponham a publicação de cartilhas, manuais técnicos e livros de exercícios em português e/ou espanhol, línguas oficiais da UNILA, e/ou em outras línguas reconhecidas na América Latina e no Caribe. A meta é utilizar esses materiais, de até 60 páginas, nos cursos de graduação e pós-graduação da universidade. Para que o material possa ser editorado em menos tempo, a professora Marcela Boroski, integrante do Conselho Editorial, e a equipe da EDUNILA desenvolveram um template, com formatação adaptável e que poderá ser utilizado por professores de todas as áreas.

A coleção popuLAres receberá obras organizadas ou a partir de experiências comunitárias ou voltadas a estas, com ênfase nos campos populares. As publicações poderão ser impressas ou digitais e têm como fim estreitar a relação da EDUNILA com a comunidade. “Com os novos editais, estamos implementando uma das propostas definidas pelo Conselho Editorial para fortalecer nossas coleções e atender a demandas específicas que vêm sendo feitas pela comunidade acadêmica”, explica Torres.

Mais informações na página da EDUNILA: https://portal.unila.edu.br/editora/publicar/colecoes

registrado em: ,