Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edunila lança duas obras em um livro sobre a arte dos palíndromos
conteúdo

Institucional

Edunila lança duas obras em um livro sobre a arte dos palíndromos

ARARA ЯAЯA proporciona ao leitor o acesso a uma reunião de autores que utilizam esse recurso e, também, a um estudo sobre essa arte
publicado: 17/06/2021 11h40, última modificação: 17/06/2021 12h38

Um livro e duas obras: assim é o mais novo lançamento da Edunila, ARARA ЯAЯA – Antologia de palíndromos / Ensaio sobre a palindromia.  O leitor pode começar por um lado ou pelo outro, já que esse é um livro com duas capas e que reúne obras de autoria de Fábio Aristimunho Vargas, que é doutor em Integração da América Latina, tradutor, professor, escritor e advogado.

Palíndromos são palavras e frases que permanecem iguais quando lidas de trás para frente, tal como AIA, OSSO, ESMAGAM-SE e OTO COME MOCOTÓ. A forma dupla do livro representa, assim, a própria temática de que trata a obra, podendo ser lido de duas formas: de trás para frente ou de frente para trás. Então, num mesmo livro, o leitor pode ter acesso a uma reunião de autores de palíndromos. Ou, se preferir, pelo outro lado, a um estudo sobre essa arte tão pouco (re)conhecida.

De acordo com a sinopse do livro, em uma ASA, o leitor pode encontrar a fluidez da literatura, a leveza e a síntese próprias de uma antologia; na outra ASA, o peso da linguagem acadêmica, a densidade da investigação exaustiva. Pode-se dizer, por tudo isso, que ARARA ЯAЯA – Antologia de palíndromos / Ensaio sobre a palindromia é uma das obras mais completas e abrangentes já empreendidas sobre palíndromos em qualquer idioma.

Luís Fernando Verissimo assina a orelha da Antologia de palíndromos, que congrega palindromistas “estritos” e palindromistas “incidentais” de todo o país. Entre eles, há artistas das artes plásticas, das artes visuais, da literatura, da música e dos quadrinhos, que empregam o palíndromo como recurso expressivo em sua respectiva área. Arnaldo Antunes, Barão de Itararé, Chico Buarque, Gregorio Duvivier, Laerte, Millôr Fernandes, Ota e Paulo Henriques Britto são alguns dos nomes que podem ser encontrados entre os 49 – ou, palindromicamente, “7 x 7” – autores que integram a Antologia.

 Já o Ensaio sobre a palindromia é um texto mais denso, em tom lúdico-acadêmico, sobre as origens do palíndromo na Antiguidade, sua história, a confluência com a literatura, os palíndromos numéricos ou capicuas, entre outras abordagens. Esse estudo mostra que Sótades de Maroneia, Virgílio, Quintiliano, Joan Timoneda, William Camden, Ben Jonson, Velimir Khlébnikov, James Joyce, Louise de Vilmorin, Julio Cortázar, Georges Perec e Primo Levi são alguns dos escritores que se dedicaram ao palíndromo. O autor escondeu palíndromos, ou criptopalíndromos, por todo o texto do Ensaio, que podem ser “caçados” pelo leitor, entre outras atividades lúdicas na forma de desafios. A orelha de apresentação desse lado do livro é de Pere Ruiz, presidente do Club Palindromista Internacional, sediado em Barcelona.

Como adquirir

Os livros podem ser adquiridos na sede da EDUNILA: Bloco 4, Espaço 2, Sala 12 (UNILA PTI). Já quem preferir comprar pela internet, deve entrar em contato pelo e-mail (editora@unila.edu.br), que as informações necessárias sobre o pagamento e a posterior remessa do livro serão repassadas.