Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade acadêmica participa de consulta sobre efetividade dos atendimentos na UNILA

Até o dia 29 de outubro todos podem participar da consulta para avaliação do PGD respondendo ao formulário eletrônico
publicado: 16/10/2023 16h03, última modificação: 16/10/2023 17h21

O Programa de Gestão de Desempenho (PGD) da UNILA, aprovado no ano passado, passa por uma avaliação abrangente com o objetivo de analisar e otimizar sua eficácia no atendimento às demandas da instituição, seja no formato presencial ou por meio de teleatendimento. A Consulta faz parte de uma avaliação mais ampla do Comitê de Avaliação e Acompanhamento do Programa de Gestão e Desempenho (CAAPGD) e já avançou por duas etapas anteriores. Primeiro, o corpo técnico-administrativo participou de uma consulta sobre qualidade de vida, e posteriormente, as macrounidades da estrutura administrativa da Universidade avaliaram o funcionamento do PGD. Este processo visa aprimorar o programa para melhor atender às necessidades da UNILA e sua comunidade acadêmica.

Nesse momento, a consulta é voltada para discentes, docentes e corpo técnico-administrativo (mesmo os que não aderiram ao PGD) para responderem a um questionário que avaliará o atendimento de maneira geral na Universidade. Dessa forma, todos podem responder as questões via formulário eletrônico que estará disponível até o dia 29 de outubro, sendo necessário fazer login institucional. O prazo foi estendido para atender à solicitação da comunidade estudantil.

Para o pró-reitor de Gestão de Pessoas e também presidente da CAAPGD, Felipe Cordeiro, todas essas etapas são instrumentos necessários para que se obtenha respostas a respeito da consolidação do PGD, mas também sobre questões mais amplas sobre o funcionamento da Universidade, consistindo num conjunto de informações que vão conformar o relatório final do Comitê.

“O relatório vai nos mostrar como funciona o serviço e como é possível melhorar. É justamente no sentido de que a gestão não está focada em avaliar a continuidade ou não do PGD, isso já está dado, pois não há dúvidas de que o PGD já é um instrumento importante de gestão e desempenho. A ideia é mostrar como melhorar o Programa, a avaliação do atendimento, a qualidade de vida no trabalho e sobre o funcionamento das macrounidades. Então está muito focado em onde podemos melhorar o Programa e outras ferramentas para melhorar o serviço prestado à nossa comunidade”, esclarece Felipe.

PGD na UNILA

O PGD na UNILA foi regulamentado pela Resolução 18/2022 do Conselho Universitário, que permitu que a instituição aderisse ao Programa que possibilita aos servidores técnicos das entidades vinculadas ao Ministério da Educação o desenvolvimento de atividades presenciais ou não presenciais (de forma remota nas modalidades integral ou parcial de acordo com a natureza do trabalho realizado).

Ao implementar o PGD em setembro de 2022, a UNILA passou também a não cobrar o ponto eletrônico do servidor, e o controle de suas atividades passou a ser substituído por rendimento individual, que é medido por entregas previamente negociadas com as chefias e devidamente registradas em sistema desenvolvido para esse fim. Dessa forma, as atividades dos servidores são avaliadas em função da efetividade e da qualidade de entregas.