Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Chapas concorrentes à Reitoria terão três debates públicos para apresentar suas propostas

Os debates serão realizados nos dias 20 de abril e nos dias 2 e 12 de maio, nas distintas unidades da UNILA
publicado: 17/04/2023 14h43, última modificação: 20/04/2023 10h15

A Comissão Eleitoral divulgou, no edital 03/2023, as normas que regerão os três debates públicos que serão realizados com as chapas que disputam a Reitoria e Vice-Reitoria UNILA. Os debates acontecerão no dia 20 de abril (das 19 às 22h), no Auditório do Campus Integração; no dia 2 de maio (das 10 às 13h), no Auditório César Lattes (PTI); e no dia 12 de maio (das 17 às 20h), no Auditório Martina (Jardim Universitário). Cada debate terá uma característica específica e será conduzido por um mediador indicado pela Comissão Eleitoral.

O primeiro deles, no dia 20 de abril, privilegiará a apresentação das propostas de gestão de cada candidatura e o diálogo com a representação das categorias discente, docente e técnica em educação. No primeiro bloco, cada chapa terá a oportunidade de apresentar suas propostas, com tempo previsto de 20 minutos cada. No segundo bloco, haverá uma rodada de perguntas propostas pela representação das entidades das três categorias envolvidas. Já o terceiro bloco será dedicado às considerações finais, com duração de três minutos para cada chapa. No dia do primeiro debate, às 17h30, ocorrerá também a Sessão  Pública de Homologação do Sistema SIG-ELEIÇÕES e toda a comunidade está convidada a participar.

O segundo e o terceiro debates serão dedicados às perguntas entre as candidaturas e também às formuladas pela comunidade universitária. Nos dias 2 e 12 de maio, na entrada dos auditórios haverá uma mesa com fichas para a formulação de perguntas, acessiível a todos os presentes. O eleitor depositará sua pergunta em uma de três urnas, correspondentes a cada uma das candidaturas.

Nessas edições de debates, o primeiro bloco será dedicado à apresentação das candidaturas e o segundo bloco será divido em duas rodadas de perguntas entre as chapas. Já no terceiro bloco serão sorteadas perguntas entre as depositadas nas urnas individuais direcionadas a cada chapa. Serão realizadas quatro rodadas de três perguntas para cada uma delas. E o quarto e último bloco será dedicado às considerações finais, com duração de três minutos para cada candidato.

Os debates serão transmitidos pelo canal de YouTube da UNILA. Durante suas transmissões, a caixa de comentários do canal ficará indisponível.

A consulta pública

Docentes, discentes e técnico-administrativos da UNILA podem participar da consulta pública, que está marcada para os dias 16 e 17 de maio, pelo sistema SIG-Eleições. Todos os documentos que normatizam a consulta, bem como a lista de eleitores e demais informações, estão disponíveis na Página da Comissão.