Processo Seletivo
Abertas as inscrições para o mestrado em Biociências
O mestrado em Biociências da UNILA está com inscrições abertas para a seleção de alunos para o primeiro semestre de 2025. São oferecidas 25 vagas, sendo 13 para ampla concorrência e 12 para ações afirmativas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 1º de dezembro. Informações completas e link para as inscrições podem ser consultados no edital PPG-BC 2024/18.
Os candidatos devem ser portadores de diplomas de graduação ou ter colado grau até a data de realização da matrícula no programa. Podem concorrer às vagas aqueles graduados em Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva e áreas afins.
Para a inscrição, o candidato deve entrar em contato com o orientador pretendido e obter o aval e assinatura em seu plano de dissertação e de atividades, de acordo com o anexo que está disposto no edital. Além disso, o candidato será avaliado em relação à proficiência em língua estrangeira, desempenho em prova escrita e análise do curriculum vitae. A prova escrita é presencial e os interessados também podem solicitar a realização do exame em outra instituição de ensino superior no Brasil ou no exterior, desde que aplicada por um pesquisador devidamente autorizado pelo Programa.
Sobre o Programa
O Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPG-BC) desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Ciências Biológicas aplicadas à Saúde e à Biotecnologia. O Programa tem como objetivo formar profissionais em nível de mestrado, com formação sólida e ampla em Biociências, capazes de atuar na docência, na indústria, na pesquisa e no desenvolvimento de produtos e serviços, na pesquisa científica e em agências reguladoras das áreas de saúde/biológica, em âmbito nacional e internacional, de acordo com a vocação da UNILA.
O Programa possui duas áreas de concentração: compostos bioativos e saúde; e mecanismos biológicos. A primeira compreende linhas de pesquisa das áreas de ciências básicas e aplicadas, que buscam elucidar mecanismos fisiopatológicos, visando encontrar novos compostos bioativos ou novas funções para substâncias conhecidas. Os objetivos são o desenvolvimento de potencial tratamento para diferentes patologias e a promoção da saúde. A segunda área compreende linhas de pesquisa que abordam mecanismos biológicos da fisiologia e do desenvolvimento embrionário; mecanismos envolvidos em processos de genética e de evolução; e mecanismos de micro-organismos que podem ser utilizados para estudos em relação à saúde humana ou ambiental.