Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Chamadão UNILA 2024” abre nova oportunidade para ingresso nos cursos de graduação da Universidade

Processo Seletivo

Podem participar candidatos brasileiros e internacionais que tenham concluído o ensino médio até 2023; os classificados irão escolher as vagas durante chamada pública presencial
publicado: 27/04/2024 19h13, última modificação: 27/04/2024 20h09

A UNILA abriu, até o próximo dia 05 de maio, processo seletivo complementar destinado ao preenchimento das vagas não ocupadas dos cursos de graduação ofertados pela Universidade, sendo o ingresso válido para o primeiro semestre do ano letivo de 2024. O processo seletivo unificado - Chamadão 2024 - é voltado a estudantes brasileiros e internacionais que tenham concluído o ensino médio - ou equivalente - até 2023. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela internet até o dia 05 de maio. A documentação necessária e o link para inscrição estão disponíveis no edital PROGRAD 56/2024. A relação dos cursos com vagas disponíveis será divulgada em edital específico, no dia 03 de maio.

Os candidatos brasileiros serão classificados pela nota do Enem, podendo participar aqueles que fizeram a prova entre 2016 e 2023 e não tiraram nota zero em redação. Já os candidatos internacionais podem participar aqueles que tenham concluído o Ensino Médio até o ano de 2023, e a classificação se dará de acordo com as notas obtidas em curso equivalente ao ensino médio. O resultado final do presente processo seletivo, após análises dos recursos, será divulgado na data provável de 15 de maio de 2024, em edital próprio, conforme cronograma que pode ser acessado no anexo I do edital.

Os candidatos classificados serão convocados(as) para chamada pública em ordem de classificação. E deverão comparecer  à UNILA – Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslim dos Santos, 1000), às 10h, do dia 18 de maio de 2024, conforme cronograma de datas e horários do anexo II do edital. Nessa convocação presencial, os candidatos classificados deverão apresentar a documentação necessária para a matrícula. Os candidatos serão chamados nominalmente por ordem de classificação até o limite de vagas ou término da lista, para a escolha da vaga nos cursos oferecidos. A chamada será alternada entre candidatos brasileiros e candidatos internacionais. O candidato que não estiver presente será colocado no final da lista e poderá ser convocado novamente.

As vagas ofertadas no Chamadão são aquelas não preenchidas por meio do Sisu, dos processos seletivos internacionais e do processo seletivo de vagas remanescentes, nas edições de 2024. Os aprovados serão matriculados nas disciplinas relativas ao primeiro semestre letivo de 2024, de acordo com o Calendário Acadêmico aprovado pelo Conselho Universitário – CONSUN, está previsto para iniciar em 08 de maio deste ano.

A convocação do(a) candidato(a) não assegura o direito à vaga, sendo matriculados apenas aqueles que, classificados(as) dentro do número de vagas, comparecerem ao local, data e horário estipulado; cumprirem todos os requisitos estipulados nas regras de seleção; e apresentarem, de forma regular, toda a documentação necessária para a matrícula.

Saiba mais detalhes acessando a página do Chamadão 2024.