Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em Literatura Comparada > Apresentação
conteúdo

Apresentação

publicado 08/10/2018 17h26, última modificação 19/10/2022 15h09
Apresentação do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada – PPGLC

 

Sobre o Programa

Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada – PPGLC

Mestrado em Literatura Comparada

Área de Concentração: Poéticas e Narrativas Latino-Americanas

Modalidade: Presencial

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) foi implantada com base no ideal de integração dos países latino-americanos e com a proposta de fomentar a descolonização do pensamento científico e cultural do continente. Essa é a base político-pedagógica que orienta a formação dos discentes, em sua condição de futuros profissionais críticos, aptos a contribuírem para o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina.

Para responder ao desafio de buscar compreender a cultura, a literatura e outras formas de representação estética de países e povos marcados por formações étnicas distintas, processos históricos assimétricos, formas desiguais de exercício do poder e da cidadania, o Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada – PPGLC – visa produzir conhecimentos destinados a valorizar as poéticas latino-americanas e capacitar, em perspectiva supranacional e eminentemente comparatista, pesquisadores e pensadores engajados em investigar temas que reflitam as condições de formação e as necessidades históricas das populações latino-americanas.

Para tanto, o PPGLC foi criado para ser espaço privilegiado para pesquisas sobre memórias e imaginários que se manifestam tanto em narrativas paraliterárias quanto em produções literárias e estéticas latino-americanas, sobretudo no que tange à desconstrução de discursos hegemônicos e à problematização de fatos históricos ou sociais. 

Nessa perspectiva, o PPGLC pretende abrir espaço para reflexões comparatistas sobre temáticas latino-americanas, tais como: a) exclusão social; b) problemas fronteiriços de ordem territorial, econômica, política, educacional, cultural e linguística, entre outras; c) fricções institucionais e ideológicas de grupos intelectuais que geram sentimentos de pertença identitária no continente; d) descolonização do pensamento, do saber e da estética; e) transculturação de memórias e imaginários; f) confluências e releituras de linguagens estéticas em suportes multimidiáticos; g) formas de produção estética na América Latina e Caribe; h) trajetórias de intelectuais e artistas e perfis de instituições culturais latino-americanas (revistas, museus, academias, universidades etc.); entre outros temas de forte impacto social que emergem na produção estética latino-americana.

As pesquisas desenvolvidas no PPGLC buscarão explorar as zonas de contato entre culturas, explorar diálogos entre autores, artistas, críticos e tradutores (mediadores culturais entre povos ou etnias distintas), mas igualmente as zonas de contágios e trocas com outras áreas de conhecimento e outras artes, bem como podem constituir pesquisas teóricas através do estudo de categorias e conceitos relativos às problemáticas latino-americanas que coloquem em discussão as literaturas da região. Tais pesquisas podem ser desenvolvidas por meio de produções verbais, visuais, textuais e/ou multimodais.

Do ponto de vista metodológico, visa-se à articulação entre diferentes epistemes nos campos das Artes e Letras, História, Antropologia, Filosofia, Sociologia, Geografia, com ênfase nos processos de transculturação que caracterizam as práticas estéticas e literárias, as memórias e os imaginários de diferentes matrizes socioculturais.

Por fim, o PPGLC busca catalisar análises que ultrapassem as tênues e artificiais fronteiras de um mundo delimitado por cartografias políticas. O objetivo é a construção de novas cartografias culturais, a explicitação de traços latino-americanos compartilhados, a invenção de novos conhecimentos recíprocos entre povos, culturas e países.