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Apresentação / Descripción

publicado 08/10/2018 17h26, última modificação 19/10/2020 21h06
Apresentação do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada – PPGLC

Sobre o Programa

Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada – PPGLC

Mestrado em Literatura Comparada

Área de Concentração: Poéticas e Narrativas Latino-Americanas

Modalidade: Presencial

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) foi implantada com base no ideal de integração dos países latino-americanos e com a proposta de fomentar a descolonização do pensamento científico e cultural do continente. Essa é a base político-pedagógica que orienta a formação dos discentes, em sua condição de futuros profissionais críticos, aptos a contribuírem para o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina.

Para responder ao desafio de buscar compreender a cultura, a literatura e outras formas de representação estética de países e povos marcados por formações étnicas distintas, processos históricos assimétricos, formas desiguais de exercício do poder e da cidadania, o Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada – PPGLC – visa produzir conhecimentos destinados a valorizar as poéticas latino-americanas e capacitar, em perspectiva supranacional e eminentemente comparatista, pesquisadores e pensadores engajados em investigar temas que reflitam as condições de formação e as necessidades históricas das populações latino-americanas.

Para tanto, o PPGLC foi criado para ser espaço privilegiado para pesquisas sobre memórias e imaginários que se manifestam tanto em narrativas paraliterárias quanto em produções literárias e estéticas latino-americanas, sobretudo no que tange à desconstrução de discursos hegemônicos e à problematização de fatos históricos ou sociais. 

Nessa perspectiva, o PPGLC pretende abrir espaço para reflexões comparatistas sobre temáticas latino-americanas, tais como: a) exclusão social; b) problemas fronteiriços de ordem territorial, econômica, política, educacional, cultural e linguística, entre outras; c) fricções institucionais e ideológicas de grupos intelectuais que geram sentimentos de pertença identitária no continente; d) descolonização do pensamento, do saber e da estética; e) transculturação de memórias e imaginários; f) confluências e releituras de linguagens estéticas em suportes multimidiáticos; g) formas de produção estética na América Latina e Caribe; h) trajetórias de intelectuais e artistas e perfis de instituições culturais latino-americanas (revistas, museus, academias, universidades etc.); entre outros temas de forte impacto social que emergem na produção estética latino-americana.

As pesquisas desenvolvidas no PPGLC buscarão explorar as zonas de contato entre culturas, explorar diálogos entre autores, artistas, críticos e tradutores (mediadores culturais entre povos ou etnias distintas), mas igualmente as zonas de contágios e trocas com outras áreas de conhecimento e outras artes, bem como podem constituir pesquisas teóricas através do estudo de categorias e conceitos relativos às problemáticas latino-americanas que coloquem em discussão as literaturas da região. Tais pesquisas podem ser desenvolvidas por meio de produções verbais, visuais, textuais e/ou multimodais.

Do ponto de vista metodológico, visa-se à articulação entre diferentes epistemes nos campos das Artes e Letras, História, Antropologia, Filosofia, Sociologia, Geografia, com ênfase nos processos de transculturação que caracterizam as práticas estéticas e literárias, as memórias e os imaginários de diferentes matrizes socioculturais.

Por fim, o PPGLC busca catalisar análises que ultrapassem as tênues e artificiais fronteiras de um mundo delimitado por cartografias políticas. O objetivo é a construção de novas cartografias culturais, a explicitação de traços latino-americanos compartilhados, a invenção de novos conhecimentos recíprocos entre povos, culturas e países

 

Sobre el Programa 

Programa de Posgrado en Literatura Comparada – PPGLC

Maestría en Literatura Comparada

Área de Concentración: Poéticas y Narrativas Latinoamericanas

Modalidad: Presencial 

Programa de Posgrado en Literatura Comparada – PPGLC

Título que otorga: Magíster en Literatura Comparada
Área de Concentración: Poéticas e Narrativas Latino-Americanas
Duración estimada: 24 meses
Modalidad: Presencial
Valor de matrícula: Gratuita
Lugar donde se oferta: Foz do Iguaçu- Paraná

La Universidad Federal de Integración Latino-Americana (UNILA) es un proyecto educativo político-social con el ideal de propulsar la integración de los países de América Latina y del Caribe a través del fomento de una propuesta de Descolonización del pensamiento científico y cultural de la región. Para tal fin, uno de los principales objetivos es formar profesionales críticos y aptos a contribuir al desarrollo y al intercambio cultural, científico y educacional de la región.

En ese sentido, el Programa de Posgrado en Literatura Comparada – PPGLC, promueve el desarrollo de investigaciones enfocadas en las especificidades de los fenómenos culturales y estéticos originados en América Latina y Caribe, a fin de posibilitar la construcción y establecimiento de marcos teóricos, analíticos y metodológicos que viabilicen interpretaciones descolonizadoras de las representaciones estéticas oriundas a partir de estos espacios. De igual modo, busca como también difundir las manifestaciones artísticas latinoamericanas y del caribe, destacando la importancia política, cultural, social, educativa y económica de tales producciones.

En esta perspectiva, el PPGLC pretende abrir espacio para reflexiones comparatistas sobre temáticas tales como:
a) Exclusión social;
b) Problemas fronterizos de orden territorial, económico, político, educacional, cultural y lingüístico, entre otros;
c) Tensiones institucionales e ideológicas de grupos intelectuales que generan sentimientos de pertenencia identitaria en el subcontinente;
d) Descolonización del pensamiento, del saber y de la estética;
e) Transculturación de memorias e imaginarios;
f) Confluencias y re-lecturas de lenguajes estéticos en soportes multimediáticos;
g) Formas de producción estética en América Latina y en Caribe;
h) Trayectorias de intelectuales, artistas y perfiles de instituciones culturales latinoamericanas (revistas, museos, academias, universidades etc.);
i) Alfabetización literaria – prácticas, métodos y didácticas para la inserción de la literatura en la Enseñanza Básica.