Você está aqui: Página Inicial > Laboratório de Computação - LCAD
conteúdo

Sobre o LCAD

publicado 31/10/2018 18h34, última modificação 12/01/2019 00h09
O Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD), vinculado à Reitoria da UNILA, visa possibilitar o desenvolvimento de pesquisas em diversos campos do conhecimento e de interesse estratégico para o desenvolvimento da América Latina.

Modelos de simulação computacional têm se tornado cada vez mais necessários à análise de processos em diversas áreas do conhecimento relacionados aos setores de ciência, tecnologia e inovação. Os chamados experimentos in-silico (uma alternativa aos experimentos in vivo) possibilitam o desenvolvimento de uma ampla diversidade de pesquisas e aplicações, reduzindo custos de produção e minimizando seus impactos sobre o meio ambiente. Nesse contexto, a computação de alto-desempenho visa responder à demanda de pesquisa por processamento de desempenho realmente elevado e por alta capacidade de armazenamento.

O Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD), vinculado à Reitoria da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), visa atender a essa demanda, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas em diversos campos do conhecimento e de interesse estratégico para o desenvolvimento da América Latina.  Os serviços estão disponíveis a quaisquer entidades de ensino e/ou pesquisa em consonância com a missão da UNILA. A primeira ação para a consolidação do LCAD se deu com a aquisição de um sistema de computação de alta performance, denominado HPC-Lattes; em homenagem físico brasileiro César Lattes. O HPC-Lattes foi fabricado e montado pela empresa francesa BULL e possui a mesma tecnologia adquirida pela Agência Francesa de Energia Atômica.

O HPC-Lattes é uma ferramenta poderosa baseada em arquiteturas robustas para execuções em plataformas multitarefas, adequadas ao desenvolvimento de códigos complexos. Além das plataformas de execuções tradicionais, utilizadas usualmente em programação distribuída e paralela, esse sistema conta com unidades de processamento gráfico (GPU), uma solução viável e de grande interesse à comunidade científica. Uma vez que as placas gráficas modernas incluem centenas de unidades de processamento, provendo uma melhora superior a 100 vezes na performance de certos processamentos de dados, esse sistema propicia uma significativa redução tanto no tempo despendido em simulações quanto na utilização de recursos energéticos. O HPC-Lattes possui um poder computacional teórico de 12,16 Teraflops, 1,8 TB de memógia global, baseado em uma configuração modular de 404 núcleos de Intel Xeon e 7.040 núcleos de unidades de processamento gráfico, além de um storage de 36 TB.

 

Objetivos

O Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) visa dar suporte computacional a pesquisa básica e aplicada, promovendo o conhecimento em áreas de fronteira e aplicações, além do desenvolvimento de produtos e processos. Outrossim, os recursos computacionais de alto desempenho oferecidos pelo LCAD atenderão prioritariamente a usuários da América Latina e Caribe.

 

Contato

Willian Rahmam Kassem | +55 (45) 3529 2866