Vivendo livros: trajetória e caminhos para pesquisa em Letras e Artes
- https://portal.unila.edu.br/institutos/ilaach/eventos/charla-201cvivendo-livros-trajetoria-e-caminhos-para-pesquisa-em-letras-e-artes201d
- Vivendo livros: trajetória e caminhos para pesquisa em Letras e Artes
- 2025-11-19T18:00:00-03:00
- 2025-11-19T20:00:00-03:00
- O evento é destinado aos estudantes do curso de LEPLE/Mediação, Letras e Artes e a comunidade acadêmica em geral interessada na temática da mediação literária.
- Quando
-
19/11/2025 de 18h00 até 20h00(America/Buenos_Aires / UTC-300)
- Onde
- On-line
- Pessoa de contato
- Franciele Maria Martiny e Larissa Tirloni
- Adicionar evento ao calendário
-
iCal
Há mais de dez anos, o projeto de extensão Vivendo Livros atua na promoção da leitura e na produção textual, tendo como ponto de partida a revitalização de bibliotecas escolares e comunitárias. A proposta nasceu do desejo de transformar esses espaços em centros vivos de cultura, conhecimento e cidadania. Ao longo de sua trajetória, o projeto realizou ações de diagnóstico, revitalização e mediação de leitura em bibliotecas localizadas nos três municípios que compõem a tríplice fronteira. Essas ações visaram não apenas a recuperação física dos espaços, mas também a criação de experiências significativas de leitura. Em 2020, o projeto assumiu o desafio de reativar a antiga “Biblioteca Cidadã Paulo Freire”, até então abandonada. Nesse espaço, foi inaugurada a Biblioteca para a Infância e Juventude Iguaçuense, localizada na Estação Cultural João Sampaio, na Vila C. A mesma metodologia foi posteriormente aplicada na Biblioteca para a Integração, situada no Conselho Comunitário da Vila C. Atualmente, o projeto está envolvido na revitalização da futura biblioteca da associação Um Chute para o Futuro, no bairro Porto Belo, ampliando ainda mais seu alcance e impacto social. Este conversa tem como objetivo apresentar os principais marcos do projeto Vivendo Livros e refletir sobre suas contribuições para a formação leitora e cidadã. Além disso, pretende-se indicar caminhos de pesquisa voltados a investigações nas áreas de Letras e Artes, que podem se inspirar nessa experiência para pensar práticas de mediação cultural, letramento e revitalização de espaços educativos.
