Você está aqui: Página Inicial > Informes > Comitê de Ética em Pesquisa
conteúdo

Institucional

Comitê de Ética em Pesquisa

A PRPPG informa que está em fase de implantação na UNILA o Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos. Portaria que designa membros do Comitê foi publicada em outubro.
publicado: 18/12/2023 16h45, última modificação: 18/12/2023 16h45

A PRPPG informa que está em fase de implantação na UNILA o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) envolvendo seres humanos. No mês de outubro, foi publicada a Portaria 30/2023/PRPPGque designa os doze membros do Comitê, sendo dois deles representantes de participantes de pesquisa, indicados pelo Conselho Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu (Comus-Foz).

Em breve, a documentação para registro e credenciamento do CEP/UNILA será submetida à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), que, de acordo com as resoluções vigentes, é responsável por registrar e supervisionar o funcionamento dos Comitês que fazem parte do sistema CEP/Conep. A PRPPG ressalta que o processo de registro e credenciamento do Comitê demanda alguns meses para análise de documentação pela Conep e também para capacitação prévia e obrigatória dos membros do colegiado. 

Uma vez instituído e em funcionamento, o CEP/UNILA será responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos, visando garantir a dignidade, os direitos e a segurança de voluntários de pesquisa. 

registrado em: , , ,