Você está aqui: Página Inicial > IMEA > Observatórios > Observatório Indígena (OBIAL)
conteúdo

Observatório Indígena (OBIAL)

publicado 03/04/2019 16h36, última modificação 16/05/2019 14h22

OBIAL ObservatórioO Observatório da Temática Indígena na América Latina foi criado pela Portaria Unila Nº 295, de 10 de maio de 2018 no âmbito do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA). O Observatório da Temática Indígena na América Latina (OBIAL) possui caráter interdisciplinar e tem a incumbência de monitorar e analisar as questões indígenas nos países da América Latina, bem como de outras regiões. 

Para isso desenvolverá pesquisa com coleta de informações e a sistematização de dados sobre as diferentes temáticas e contextos e que estejam diretamente vinculadas com as pautas dos povos e organizações indígenas na América Latina, a fim de possibilitar o posicionamento na defesa dos territórios indígenas e do uso exclusivo, pelos indígenas, dos recursos naturais neles existentes, na defesa do acesso diferenciado às universidades na dimensão da interculturalidade bem como no fomento a criação de Universidades Indígenas, além de outras pautas dos povos indígenas.

O OBIAL se posicionará sobre temas relevantes tanto na cobrança de políticas públicas como o acesso as terras, bem como na publicação de material para subsidiar as políticas públicas bem como desenvolverá atividades de caráter formativas. Contará com uma rede de instituições, pesquisadores e organizações indígenas e indigenistas de diferentes países da AL que voluntariamente desejam se incorporar a ação.


EQUIPE


Coordenador
Clovis Antonio Brighenti

Bolsista Remunerada
Rosangela Dos Santos Becker

Aluno voluntário
Jesus Eduardo Guerra Sarmiento

Demais Alunos
Barbara Lima
Danielle Leite Nascimento
Felipe Neri
Jacqueline Mendez (mestrado)
Patrícia Gerard
Romina Celsa Celona

Professores
Ana Carolina Teixeira Delgado
Júlio Moreira

Outras Instituições
Osmarina de Oliveira – Conselho Indigenista Missionário
Ronaldo Suarez Maynas - Presidente del Consejo Shipibo Konibo Xetebo. COSHICOX - Peru
Pe. Carlos Sosa - Pastoral Indigenista de Foz do Iguaçu


CONTATO
clovis.brighenti@unila.edu.br