Você está aqui: Página Inicial > IMEA > Núcleos > Núcleo de Estudos Sobre a UNILA (NESU)
conteúdo

Núcleo de Estudos Sobre a UNILA (NESU)

publicado 20/05/2019 13h43, última modificação 29/05/2019 11h04
O Núcleo de Estudos Sobre a UNILA tem como objetivo fomentar estudos em temáticas do interesse institucional no atendimento à Lei Federal 12.189/2010, a lei de criação da UNILA, assim como apoiar as Unidades Administrativas, Acadêmicas e órgãos suplementares no processo de elaboração de políticas universitárias e subsidiar a tomada de decisão universitária através da qualificação dos dados sobre temáticas estratégicas para a Universidade Federal de Integração Latino-Americana.

 Realizar pesquisa sobre a própria universidade é de suma importância para sua consolidação e amadurecimento institucional. Refletir sobre seus próprios rumos e processos de execução da política pública e de fomento da produção de saber em consonância com a sociedade circundante é indispensável para o cumprimento da sua função social.

 

METODOLOGIA

- O Núcleo de Estudos Sobre a UNILA tem como metodologia principal a abertura de chamados e editais de fomento de pesquisa estratégica para a instituição. As especificidades de cada chamado são regulamentadas por edital, de acordo com a necessidade estratégica vigente da UNILA e disposição orçamentária.
- Além dos chamados regulares, o núcleo poderá gratuitamente coletar e difundir estudos realizados por pesquisadores que possuam a UNILA como objeto de estudos, disponibilizando-os em seu Repositório Institucional. As pesquisas realizadas extra-editais e que seus autores desejarem colocá-las a disposição para consulta no Repositório Institucional do IMEA/UNILA serão avaliadas de acordo com a afinidade com a missão institucional da UNILA.

 

EIXOS TEMÁTICOS

Entre possíveis Eixos Temáticos das propostas de pesquisa promovidas pelo Núcleo, sem prejuízos de outros eixos de pesquisa que se julgarem como pertinentes de serem criados, encontram-se os seguintes, conforme previsto no Edital IMEA 06/2018:

I - Perfil dos Cursos e da Educação Superior na América Latina;
II - Processos de validação e reconhecimento de diplomas;
III - Metodologias e práticas de ensino em licenciatura na América Latina;
IV - Políticas Linguísticas e Multilinguismo na América Latina;
V - Perfil Discente na UNILA;
VI - Indicadores de Vulnerabilidade Social na América Latina;
VII - Mobilidade e Produção de Conhecimento na Fronteira;
VIII - Evasão Estudantil na UNILA;
IX – Desafios da Matriz OCC na UNILA;
X - Ações Afirmativas e Ingressos de grupos vulneráveis;
XI – Demandas da tríplice fronteira para ações de pesquisa e extensão;
XII – Inovação e Desenvolvimento em Tecnologia Social;
XIII – Políticas de Inserção e permanência universitária para população indígena.

As propostas aos editais podem ser apresentadas de forma individual ou coletiva e são selecionadas por uma banca de seleção formada por consultores, internos e/ou externos, de diferentes formações.

O projeto de pesquisa e o relatório final podem ser submetidos em Língua Portuguesa ou em Língua Espanhola, em valorização e atendimento ao bilinguismo institucional. As propostas contempladas pelos editais de fomento deverão produzir relatórios de estudo, parcial e/ou final, contendo o desenvolvimento do estudo e a apresentação dos resultados da proposta apoiadas pelo edital, bem como os possíveis relatórios das atividades discentes, quando for o caso.

Como principal resultado esperado está a qualificação dos processos decisórios da gestão, bem como a promoção da UNILA enquanto objeto de estudo de pesquisa acadêmica.

Para mais detalhes, acesse a página de Pesquisas.